Operação Sem Desconto prende líderes de fraudes no INSS e promete mais ações

Entre os detidos está o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto.
Por: Brado Jornal 13.nov.2025 às 14h20
Operação Sem Desconto prende líderes de fraudes no INSS e promete mais ações
Brasília - 13/10/2025 -Reunião da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS para ouvir o ex-presidente do Instituto Alessandro Antonio Stefanutto. Foto: Lula Marques/ Agência Brasil.

A Polícia Federal executou nesta quinta-feira (13.nov.2025) 10 mandados de prisão preventiva, 63 de busca e apreensão e diversas medidas cautelares em 15 Estados e no Distrito Federal, alcançando o que o senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da CPMI do INSS, descreveu como o “núcleo principal” da quadrilha que desviava aposentadorias e pensões. “Ainda resta muita sujeira para remover”, alertou o parlamentar, prevendo novas prisões nas próximas semanas.


Entre os detidos está o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto. Agentes cumpriram buscas contra o ex-ministro da Previdência Ahmed Mohamad Oliveira (anteriormente José Carlos Oliveira), o deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) e o deputado estadual Edson Araújo (PSB-MA). Para Viana, a ação reforça a seriedade da CPMI e refuta acusações de que a investigação seria mera encenação.


“Nenhuma comissão na história prendeu tantas pessoas e entregou respostas tão concretas”, rebateu o senador a jornalistas no Senado, expressando revolta com críticas iniciais de que o colegiado “não daria em nada”.


Estrutura hierárquica do esquema

Viana classificou os envolvidos em três níveis. No terceiro escalão estão os operadores e “laranjas” que movimentavam e ocultavam os recursos desviados – a maioria agora presa. O segundo nível reúne servidores públicos de carreira que, segundo ele, “se venderam e sustentaram os desvios ao longo de diferentes governos”. Já o primeiro escalão abrange “políticos e autoridades que nomearam, indicaram e blindaram esses funcionários”.


“A partir de agora, esse topo também será alvo de operações e, possivelmente, de depoimentos ao Supremo Tribunal Federal”, antecipou.


Diálogo com o STF e recuperação de valores

O senador mantém contato regular com o ministro André Mendonça, relator do caso no STF. “Tivemos reunião extensa na semana passada. Escutas autorizadas produziram resultados, e há outros que precisarão prestar contas”, revelou, sem entrar em detalhes sigilosos.


Parte dos bilhões desviados foi transferida para o exterior ou convertida em imóveis e dinheiro vivo no Brasil. “O montante está em paraísos fiscais ou escondido em propriedades e espécie”, informou.


Delações em vista

Negociações de acordos de colaboração avançam, incluindo a do empresário Maurício Camisotti, apontado como operador central. “Não só ele; outras pessoas manifestam interesse em delatar, inclusive com a CPMI”, confirmou Viana. As colaborações, porém, só serão avaliadas após a conclusão do relatório final da comissão, com base em provas consolidadas.


Compromisso com aposentados

A CPMI, em parceria com as forças de investigação, promete identificar todos os responsáveis. “Vamos entregar ao povo brasileiro uma Previdência mais robusta e os culpados atrás das grades”, garantiu o presidente do colegiado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nova etapa da Operação Sem Desconto é iniciada por PF e CGU
Autoridades cumprem mandados em 15 estados e no DF contra fraudes em benefícios previdenciários
Diplomacia brasileira entrega proposta a Rubio para remover tarifa de 40% dos EUA
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o documento foi enviado oficialmente em 4 de novembro, logo após o contato entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump (republicano) na Malásia
Chanceler brasileiro solicita análise de proposta americana para revogar tarifas elevadas
Diálogo breve em cúpula do G7 reacende apelos do Brasil por exame do plano apresentado em 4 de novembro
Polícia prende mulher com 30 pistolas em ônibus no RJ destinadas ao Complexo do Alemão
Apreensão ocorreu em posto fiscal de Itatiaia; armas vieram de São Paulo e seriam entregues a facção
Políticos do PL Bahia articulam discretamente saída do partido por "falta de comunicação e bagunça de Roma"
De acordo com relatos desses políticos, o PL Bahia é descrito como um ambiente "bagunçado"
Epstein chamou Trump de 'sujo' em e-mail de 2018 sobre fraudes eleitorais
Documentos revelados pelo Congresso dos EUA expõem trocas de mensagens entre o bilionário acusado de abusos e ex-conselheira da Casa Branca
Carregando..