Diplomacia brasileira entrega proposta a Rubio para remover tarifa de 40% dos EUA

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o documento foi enviado oficialmente em 4 de novembro, logo após o contato entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump (republicano) na Malásia
Por: Brado Jornal 12.nov.2025 às 17h33
Diplomacia brasileira entrega proposta a Rubio para remover tarifa de 40% dos EUA

Em Niagara (Canadá), à margem da reunião de ministros do G7 nesta quarta-feira (12.nov.2025), o chanceler Mauro Vieira (Relações Exteriores) encontrou o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. O diplomata brasileiro apresentou formalmente a oferta para eliminar a sobretaxa adicional de 40% imposta pelos Estados Unidos às importações do Brasil e enfatizou a prioridade do Palácio do Planalto em agilizar o diálogo com a administração em Washington.


De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o documento foi enviado oficialmente em 4 de novembro, logo após o contato entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump (republicano) na Malásia. Vieira e Rubio decidiram marcar um novo encontro face a face para progredir nas discussões comerciais. Trata-se do segundo compromisso presencial entre os chanceleres desde o início das tratativas bilaterais diretas, em 6 de outubro, data da ligação telefônica entre Lula e Trump. Até o momento, as negociações completam 37 dias sem consenso.


Desde agosto, o Brasil pleiteia a suspensão da alíquota extra de 50% aplicada a produtos exportados para os Estados Unidos a partir de 6 de agosto de 2025. O governo também pede o levantamento de restrições impostas pela Lei Magnitsky a figuras brasileiras, incluindo o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), vetado de transações financeiras no território americano.


A medida tarifária da Casa Branca inclui acréscimo de 40% motivado, entre outros fatores, pelo descontentamento com o julgamento que resultou na pena de 27 anos e 3 meses de reclusão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado, em processo conduzido por Moraes na 1ª Turma do STF. Lula afirmou que o tema não integra as conversas com os Estados Unidos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Itália aprova extradição de Carla Zambelli para o Brasil
Corte de Apelação italiana dá segundo parecer favorável; ex-deputada foi condenada pelo STF a mais de 15 anos de prisão no total.
Vereador propõe fim do expediente mais cedo em secretarias de Salvador
Projeto de lei sugere redução de uma hora na jornada das repartições municipais da capital baiana.
Kim Kataguiri propõe liberdade para atendimentos gratuitos
Projeto altera Lei da Liberdade Econômica para proteger profissionais que atendem pacientes de baixa renda sem cobrança ou a preços simbólicos.
Tino Chaves deixa base de Jerônimo e apoia ACM Neto
Ex-candidato a prefeito de Cotegipe rompe com o grupo do governador petista e anuncia alinhamento ao principal opositor na Bahia.
Alexandre Ramagem critica a Polícia Federal após ser liberado nos Estados Unidos
O ex-parlamentar Alexandre Ramagem (PL-RJ) rebateu duramente o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e defendeu a legalidade de sua permanência em solo americano, após passar dois dias detido pelas autoridades migratórias.
A China intensifica censura contra conteúdos que criticam o casamento e a maternidade.
A Administração do Ciberespaço da China determinou a remoção de postagens nas redes sociais que se opõem à formação de família, como parte de uma campanha para promover o casamento e a natalidade.
Carregando..