Moraes autoriza visitas de Michelle e Flávio Bolsonaro ao ex-presidente, mas nega regime especial de acesso

Moraes, porém, rejeitou o pedido da defesa para criação de um cadastro prévio que permitiria visitas familiares de segunda a sexta-feira sem necessidade de nova autorização judicial toda semana.
Por: Brado Jornal 11.dez.2025 às 15h09
Moraes autoriza visitas de Michelle e Flávio Bolsonaro ao ex-presidente, mas nega regime especial de acesso
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do STF Alexandre de Moraes concedeu permissão para que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) visitem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre pena na Sala de Estado-Maior da Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (11.dez.2025), no âmbito da execução penal 169, relacionada à condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.


Moraes, porém, rejeitou o pedido da defesa para criação de um cadastro prévio que permitiria visitas familiares de segunda a sexta-feira sem necessidade de nova autorização judicial toda semana. O ministro manteve as regras previstas na Portaria 1.104/2024 da PF, que regula o acesso à unidade. Segundo ele, como a prisão ocorre em condições excepcionais de Sala de Estado-Maior, é indispensável o controle estrito de entrada e circulação de pessoas, não havendo “motivo razoável” para flexibilizar o procedimento atual.


Assim, as visitas continuam restritas a terças e quintas-feiras, no horário das 9h às 11h, com duração máxima de dois familiares por dia (entrando separadamente) e duração de 30 minutos cada encontro. Como primeira medida após a decisão, Moraes autorizou especificamente que Michelle e Flávio visitem Jair Bolsonaro na próxima terça-feira (16.dez.2025).


A defesa havia argumentado, em petição apresentada na quarta-feira (10.dez), que os pedidos semanais idênticos geram “atos processuais repetitivos” que poderiam ser simplificados com um credenciamento prévio dos familiares (esposa e filhos) diretamente pela superintendência da PF. Os advogados destacaram que a proposta não mudaria o regime disciplinar nem os horários, servindo apenas para “racionalizar a gestão administrativa”.


A Polícia Federal foi oficialmente notificada da decisão, e tanto a defesa quanto a Procuradoria-Geral da República (PGR) foram intimadas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Justiça Federal corta assessores e carros oficiais de Jair Bolsonaro enquanto ele permanecer preso
A decisão atende ação popular apresentada pelo vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff.
Jornalistas são agredidos e expulsos por agentes da Polícia Legislativa na Câmara
Deputado Marcelo Aro relata ter visto seguranças “dando soco” e determina apuração de abusos
Centrão desanima Flávio Bolsonaro em jantar e aponta Tarcísio de Freitas como melhor opção para 2026
Líderes do PP e União Brasil dizem ao senador que sobrenome Bolsonaro pesa contra e defendem governador de São Paulo
Lula aponta Tarcísio como único nome forte da oposição e ironiza o resto: “Os outros são só fumaça”
O petista reforçou que a oposição já sente o gosto da derrota nas eleições municipais de 2024 e que 2025 será o “ano da verdade”,
Direção do centrão e do PL desaconselha Flávio Bolsonaro a disputar Presidência em 2026
O resultado, avaliam, seria derrota quase certa contra Lula e risco de contaminar a eleição de deputados e senadores de direita em estados onde o PT mantém força expressiva.
Lista dos 104 deputados ausentes na votação que manteve o mandato de Carla Zambelli
Câmara não alcançou os 257 votos necessários para cassar a deputada condenada pelo STF e atualmente detida na Itália
Carregando..