O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT), que integra a base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT), manifestou forte desconfiança, nesta segunda-feira (12 de janeiro de 2026), sobre a real execução da Ponte Salvador–Itaparica pelo consórcio chinês.
Em entrevista à Rádio Sociedade, ele defendeu que o governo estadual realize uma nova licitação internacional ampla, convidando consórcios de diversos países, como empresas alemãs, turcas, americanas e até o Banco Mundial, para ampliar a concorrência e garantir maior confiabilidade. “Se ficarmos só esperando pelos chineses, vai ser contrato assinado, depois reformado, depois assinado de novo”, afirmou.
Segundo o parlamentar, os maiores entraves em acordos com empresas chinesas estão na dificuldade de adaptação às normas internacionais e na ausência de instâncias claras para recorrer em caso de problemas. “Vai reclamar com quem? Não tem a quem reclamar. Vai reclamar com o próprio contratante?”, questionou. Ele enfatizou que as companhias chinesas atuam primordialmente para obter lucro e vantagens econômicas, e não por “bondade” ao Brasil ou à Bahia. “A gente tem que tratar eles não como brasileiros, mas como país que quer investir na Bahia e no Brasil”, completou.
Félix Mendonça Júnior também expressou dúvidas sobre outros investimentos chineses no estado, como a fábrica da BYD em Camaçari. Ele questionou se a unidade realmente produzirá veículos integralmente ou se se limitará a montar componentes importados da China. “Vamos ver se essa fábrica vai produzir mesmo os carros, se os impostos ofertados estão sendo bem utilizados, ou se está só montando o carro, botando a roda de um lado e do outro, e fingindo que está montando”, disse.
A construção da Ponte Salvador–Itaparica é uma promessa antiga do Governo do Estado da Bahia, com previsão oficial de conclusão em 2030 anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...