Em Davos, Brasil tem presença discreta com ausência de Lula e de Haddad

Delegação limitada a ministra Esther Dweck como única representante do primeiro escalão; governo prioriza agenda interna em ano eleitoral, segundo analistas
Por: Brado Jornal 21.jan.2026 às 21h12
Em Davos, Brasil tem presença discreta com ausência de Lula e de Haddad
© Bruno Peres/Agência Brasil
A participação brasileira no Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos neste ano é marcada por uma presença institucional reduzida, com a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Sem essas figuras centrais da política econômica, o país chega ao encontro com menor capacidade de influenciar debates sobre crescimento, investimentos e rumos da economia global.

A única representante do primeiro escalão do governo brasileiro é a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Inicialmente, as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Simone Tebet (Planejamento) constavam na programação oficial, mas desistiram da viagem, assim como Haddad e o próprio presidente da República.

A ausência do ministro da Fazenda ganha destaque em um momento em que o Brasil busca reforçar credibilidade fiscal, atrair capital estrangeiro e apresentar sua agenda econômica a investidores internacionais. Haddad, em entrevista recente ao UOL News, afirmou que a economia não deve ser o fator determinante nas próximas eleições presidenciais ao redor do mundo. "A economia no mundo inteiro está sendo um elemento muito importante, mas não necessariamente decisivo para ganhar ou perder uma eleição", declarou. Ele acrescentou que temas como segurança pública e combate à corrupção ganharam mais peso, e que "não acredito que a economia vai derrotar o governo e pode ser que não eleja o governo".

O economista Otto Nogami, professor do Insper, atribui a não participação de representantes do alto escalão ao contexto político-eleitoral e à priorização da agenda doméstica. "Uma explicação plausível é que Haddad ainda esteja profundamente envolvido com as prioridades internas do governo, sobretudo diante do calendário eleitoral", avalia. Nogami lembra que, em dezembro de 2025, o ministro sinalizou intenção de deixar o comando da Fazenda em fevereiro de 2026 para colaborar com a campanha de reeleição de Lula. "Esse movimento exige foco total na articulação política interna, o que naturalmente reduz espaço para compromissos internacionais como Davos", explica.

A ausência ocorre em um cenário internacional delicado, com fragmentação geopolítica, disputas comerciais e questionamentos ao multilateralismo. Para Nogami, isso limita o posicionamento brasileiro: "Isso pode refletir um reposicionamento estratégico do Brasil, concentrando esforços diplomáticos e econômicos em outras arenas internacionais ou em negociações já em curso, como acordos comerciais".

Na agenda oficial, Esther Dweck participa nesta quarta-feira (21), às 9h, de um painel sobre perspectivas de crescimento da América Latina, ao lado do presidente do Banco Central do Peru, Julio Velarde; do CEO do Bancolombia, Juan Carlos Mora; e do CEO do BID Invest, James Scriven. A ministra deve abordar modernização do Estado e eficiência do setor público.Na quinta-feira (22), Dweck formaliza a adesão do Brasil à First Movers Coalition (FMC), iniciativa do WEF para impulsionar tecnologias e produtos de baixa emissão de carbono por meio de compromissos de compras sustentáveis. O programa reúne atualmente 14 países, incluindo seis do G7.

Analistas veem a participação limitada como reflexo de foco em questões internas, como desaceleração do PIB, política fiscal e rumos econômicos para 2026, ano de eleições presidenciais. Em edições anteriores, o Brasil enviava delegações mais amplas, com ministros da área econômica, ambiental e representantes do setor privado, ampliando o alcance da agenda nacional. A decisão acende alerta entre economistas e analistas de mercado sobre a relevância do país no cenário global neste momento.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Pastor evangélico morre após mal súbito em motel com amante de Ipatinga
Homem de 53 anos passou mal com companheira após relação sexual; mulher deixou o local antes da polícia e esposa recolheu pertences
Neto Carletto defende vaga do Avante na chapa majoritária de Jerônimo
Deputado destaca força partidária e cobra diálogo sem imposições para garantir reeleição do governador com união do grupo.
A final do Campeonato Mineiro termina em confusão generalizada e recorde de expulsões no Brasil
Vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Atlético-MG é ofuscada por briga campal que resultou em 23 cartões vermelhos
Gilmar Mendes chama vazamento de mensagens de Vorcaro de barbárie institucional
Ministro do STF critica exposição de diálogos íntimos da ex-noiva do banqueiro e cobra lei de proteção de dados penais para evitar abusos.
Andrei Castro questiona possível processo por parte de Rui Costa em meio a denúncias de corrupção
Ativista baiano expõe supostos esquemas envolvendo ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil
Advogada e amiga são abordadas em assalto com sequestro em Stella Maris
Vítima permanece sob poder de criminosos por horas; veículo roubado é recuperado pela polícia
Carregando..