Ministério da Justiça alega falta de competência e não responde questionamentos sobre política migratória

Deputado Kim Kataguiri recebe resposta evasiva: pasta se declara sem atribuição para esclarecer pontos do requerimento, enquanto Polícia Federal envia apenas números gerais e mantém dados sensíveis em sigilo.
Por: Brado Jornal 24.fev.2026 às 07h43
Ministério da Justiça alega falta de competência e não responde questionamentos sobre política migratória
Foto: Taba Benedicto/Estadão
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) não conseguiu obter as informações detalhadas que solicitou por meio do Requerimento de Informação nº 7657/2025, direcionado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O documento pedia esclarecimentos sobre atendimentos migratórios, trâmites administrativos, investigações envolvendo estrangeiros e os mecanismos de controle de segurança em seis estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo.

A Secretaria Nacional de Justiça, via Departamento de Migrações, respondeu que as questões se referem a atividades executadas exclusivamente por unidades da Polícia Federal, declarando-se incompetente para prestar os esclarecimentos pedidos. Dessa forma, o ministério não respondeu nenhum dos pontos levantados pelo parlamentar.

A Polícia Federal, por sua vez, forneceu apenas planilhas com dados quantitativos de atendimentos migratórios e registros de estrangeiros no período de 1º de janeiro de 2024 a 30 de novembro de 2025. Não houve, contudo, respostas concretas sobre aspectos centrais do requerimento, como a existência de inquéritos para expulsão de estrangeiros, os tipos penais envolvidos nesses casos, o número de procedimentos administrativos de perda de residência em 2024 ou informações sobre a estrutura e os recursos alocados para identificar e investigar organizações criminosas e grupos terroristas com atuação no Brasil.

Quanto ao efetivo policial dedicado a essas funções, a corporação informou que os dados permanecem classificados por razões de segurança, impedindo sua divulgação.

O requerimento tinha como meta principal traçar um panorama claro da política migratória vigente no país, incluindo os instrumentos de fiscalização, controle e proteção institucional implementados pelo governo federal. 


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Revelação em delação rejeitada expõe novo acordo milionário ligado à esposa de Moraes
Banqueiro propôs garantir R$ 50 milhões extras por meio de empresa associada, mas o documento não foi assinado, segundo fontes
Rubio aponta Brasil como nação desafiadora para os EUA
Secretário de Estado americano coloca o país ao lado de Cuba, Nicarágua e Venezuela durante audiência no Congresso, citando ciclo eleitoral como fator influente
Carlos Muniz classifica voto em Lula como decisão pessoal
Presidente da Câmara de Salvador reforça preferência pelo petista em eventual disputa com Flávio Bolsonaro, mas deixa aberta possibilidade de mudança
ACM Neto propõe acabar com cobrança de esgoto para quem não tem rede
Pré-candidato ao governo da Bahia promete medida no primeiro dia de mandato e critica atuação da Embasa durante evento em Jacobina
Após Paulo Figueiredo negar risco, EUA propõem tarifa de 25% sobre o Brasil
Jornalista desmente retaliação imediata após visita de Flávio Bolsonaro a Washington, mas USTR conclui investigação e sugere tarifa geral.
Vorcaro cita pedido de Flávio Bolsonaro para filme sobre o pai em nova delação
Ex-banqueiro detalhou repasses de R$ 60 milhões para a produção de “Dark Horse” e as cobranças do senador
Carregando..