Ex-presidente francês busca liberdade provisória em Paris após 20 dias de prisão

Tribunal avalia riscos de fuga e interferência em apelação de condenação por financiamento líbio
Por: Brado Jornal 10.nov.2025 às 10h30
Ex-presidente francês busca liberdade provisória em Paris após 20 dias de prisão
Foto: REUTERS/Stephanie Lecocq
Ex-presidente da França Nicolas Sarkozy comparece a tribunal em Paris para ouvir veredito de julgamento em denúncias de corrupção ligadas à Líbia durante campanha de 2007, em 25 de setembro de 2025.

Nesta segunda-feira (10), um tribunal em Paris analisa o pedido de liberdade provisória apresentado pelo ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, que cumpre pena de cinco anos por envolvimento em conspiração criminosa para obter fundos da Líbia destinados à sua campanha eleitoral de 2007. A decisão pode permitir que ele saia da prisão de La Santé, na capital francesa, ainda hoje, caso aprovada, com monitoramento judicial.

Sarkozy, aos 70 anos, iniciou o cumprimento da sentença em 21 de outubro, logo após a condenação em 25 de setembro, tornando-se o primeiro ex-líder francês da era contemporânea a ser detido. Em videoconferência durante a audiência, ele descreveu a experiência como "muito dura". “É difícil, muito difícil certamente para qualquer prisioneiro. Eu diria até que é implacável”. O ex-mandatário, que governou o país entre 2007 e 2012, expressou gratidão aos agentes penitenciários que “tornaram este pesadelo suportável”.

A legislação francesa considera a prisão preventiva antes de julgamento em apelação uma exceção. Os magistrados examinam se há perigo de evasão, influência sobre testemunhas ou obstrução à justiça por parte de Sarkozy.

Durante a sessão, iniciada pela manhã, o advogado Christophe Ingrain defendeu o cliente: “É a detenção que representa uma ameaça para Nicolas Sarkozy, e não o contrário”. Ele mencionou o isolamento do ex-presidente na cela e a escolta por dois agentes como medidas de proteção, ao listar os elementos que a Corte de Apelação de Paris deve considerar para manter ou revogar a detenção.

Sarkozy rejeita as acusações e alega ser alvo de uma “conspiração” orquestrada pelo falecido ditador líbio Muammar Gaddafi. Ele responde a outros procedimentos judiciais, como a análise pela corte suprema francesa, agendada para 26 de novembro, sobre irregularidades no financiamento de sua campanha derrotada à reeleição em 2012, e uma apuração em andamento por possível tampering de testemunhas no escândalo líbio. O pedido de soltura foi protocolado imediatamente após a prisão, e a audiência desta segunda-feira representa o estágio inicial para uma possível liberação em poucas horas, se favorável.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Administração Trump concorda em restaurar bandeira LGBT no Monumento Nacional de Stonewall
Acordo judicial apresentado em 13 de abril de 2026 determina recolocação permanente da bandeira Pride no mastro oficial do monumento em Nova York, revertendo remoção feita em fevereiro
Governo Lula demite secretário nacional de Inspeção do Trabalho após inclusão da BYD na “lista suja”
Luiz Felipe Brandão de Mello foi dispensado do cargo quatro dias após a montadora chinesa entrar no cadastro de empregadores com trabalho análogo à escravidão; ele ocupava o posto desde 2023
Após atacar o Papa Leão XIV, Trump publica montagem em que se representa como Jesus Cristo
Imagem gerada por IA mostra o presidente dos EUA vestido com túnica branca e vermelha, abençoando um doente, cercado por enfermeira, militar e símbolos patrióticos americanos
PF deflagra Operação Colligatio e cumpre buscas contra ex-deputado federal na Bahia.
Investigação apura suposta aliança entre candidato a prefeito e líderes de facções criminosas durante as eleições municipais de 2024.
Alexandre Ramagem tem foto e ficha divulgadas pelo ICE após prisão
Ex-deputado federal, condenado pelo STF, aparece no sistema de custodiados da agência americana de imigração
Carregando..