A Ucrânia avaliou positivamente a versão atualizada do plano de paz apresentado pelos Estados Unidos para encerrar o conflito com a Rússia, afirmando que o documento agora reflete seus “interesses de segurança nacional”, informou a Casa Branca.
As alterações no texto foram negociadas neste domingo (23) em Genebra, na Suíça, durante encontro que reuniu delegações de alto nível dos Estados Unidos, da Ucrânia e de países europeus.De acordo com o comunicado oficial americano, “A delegação ucraniana afirmou que todas as suas principais preocupações garantias de segurança, desenvolvimento econômico a longo prazo, proteção à infraestrutura, liberdade de navegação e soberania política foram abordadas de forma completa durante a reunião”.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou o encontro como tendo resultados “substantivos”. Em vídeo divulgado no Telegram, ele declarou: “Muita coisa está mudando. Estamos trabalhando com muita cautela nas medidas necessárias para acabar com a guerra”.
Em nota conjunta divulgada inicialmente pelos Estados Unidos, a Ucrânia também expressou “gratidão” ao presidente americano, Donald Trump, “por seus incansáveis esforços para pôr fim à guerra”.
A reação positiva de Kiev surge horas depois de Trump ter criticado publicamente a “‘liderança’ da Ucrânia” por, segundo ele, não demonstrar suficiente “gratidão” aos esforços norte-americanos para encerrar o conflito com a Rússia.
As negociações em Genebra ocorreram um dia após a Europa apresentar sua própria contraproposta aos Estados Unidos sobre o tema, sinalizando maior envolvimento europeu no processo de busca por uma solução diplomática.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...