A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, que assumiu interinamente o comando do país após a captura de Nicolás Maduro pelas forças norte-americanas, emitiu um comunicado no domingo (4.jan.2026) propondo cooperação com os Estados Unidos.
Em mensagem divulgada nas redes sociais, ela enfatizou a busca por laços diplomáticos equilibrados. “Priorizamos a construção de relações internacionais equilibradas e respeitosas entre os Estados Unidos e a Venezuela e entre a Venezuela e outros países da região, baseadas na igualdade soberana e na não interferência”, afirmou Rodríguez.
Ela também estendeu um convite direto ao governo norte-americano: “Convidamos o governo dos EUA a colaborar conosco em uma agenda de cooperação orientada para o desenvolvimento compartilhado, dentro da estrutura do direito internacional”.
No mesmo dia, Rodríguez presidiu uma reunião do Conselho de Ministros no Palácio de Miraflores, em Caracas, visando “garantir a paz e a soberania do país”. A iniciativa ocorre em meio a ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, que declarou: “Se ela não fizer o que é certo, vai pagar um preço muito alto, provavelmente maior do que Maduro”.
Íntegra do comunicado de Delcy Rodríguez: “Uma mensagem da Venezuela ao mundo e aos Estados Unidos.“
A Venezuela reafirma seu compromisso com a paz e a coexistência pacífica. Nosso país aspira a viver sem ameaças externas, em um ambiente de respeito e cooperação internacional. Acreditamos que a paz global se constrói, em 1º lugar, garantindo a paz dentro de cada nação.
“Priorizamos a construção de relações internacionais equilibradas e respeitosas entre os Estados Unidos e a Venezuela e entre a Venezuela e outros países da região, baseadas na igualdade soberana e na não interferência. Esses princípios norteiam nossa diplomacia com o resto do mundo.“Convidamos o governo dos EUA a colaborar conosco em uma agenda de cooperação orientada para o desenvolvimento compartilhado, dentro da estrutura do direito internacional, para fortalecer a coexistência comunitária duradoura.“
Presidente Donald Trump, nossos povos e nossa região merecem paz e diálogo, não guerra. Essa sempre foi a mensagem do presidente Nicolás Maduro e é a mensagem de toda a Venezuela neste momento. Esta é a Venezuela em que acredito e à qual dediquei minha vida. Sonho com uma Venezuela onde todos os venezuelanos de bem possam se unir.
“A Venezuela tem o direito à paz, ao desenvolvimento, à soberania e a um futuro.“
Delcy Rodríguez
“Presidente interina da Venezuela”
Rodríguez reforçou a posição venezuelana contra qualquer interferência externa e destacou que o país não aceitará ser tratado como colônia, mantendo abertura apenas para relações respeitosas e alinhadas ao direito internacional.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...