Especialista diz que chance de tsunami é remota, mas alerta para necessidade de investir em monitoramento: 'Somos vulneráveis'

A possibilidade tem gerado alvoroço entre baianos após o vulcão Cumbre Vieja, localizado nas Ilhas Canárias, no litoral africano, entrar em "sinal amarelo" para o risco de erupção
17.set.2021 às 05h05
Especialista diz que chance de tsunami é remota, mas alerta para necessidade de investir em monitoramento: 'Somos vulneráveis'

O doutor em Oceanografia Geológica pela Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Piazza Meireles, afirmou que a chance da Bahia ser atingida por um tsunami é "remota", embora não descartável. 

A possibilidade tem gerado alvoroço entre baianos após o vulcão Cumbre Vieja, localizado nas Ilhas Canárias, no litoral africano, entrar em "sinal amarelo" para o risco de erupção, o que poderia provocar a ocorrência de ondas com grande capacidade de destruição na costa brasileira.

"Até onde a gente conseguiu identificar, houve uma série de tremores em um intervalo muito curto de tempo. Em três dias, mais de mil tremores. Mas a gente já viu tremor de terra aqui na Bahia e em outros locais [...] Existe possibilidade de acontecer? As chances são remotas, mas na ciência a gente nunca descarta nada", analisa Meireles.

Mais importante, na avaliação do oceanógrafo, é que o poder público invista em estruturas de monitoramento de desastres naturais. "O que eu acho que falta é investimentos na zona costeira e de recursos humanos para que a gente tenha capacidade de analisar cenários em tempo real, com assimilação de dados numéricos que respondam de maneira diária, como é a previsão do tempo", afirma.

"Nós somos vulneráveis. Qual a preocupação dos gestores em relação a preparar recursos humanos, equipar instituições para que nós possamos responder a essas demandas imediatas da sociedade? É quase nulo [...] Estamos suscetíveis a qualquer desastre natural, seja ele escorregamento de massa na costa, erosão costeira acentuada, derramamento de óleo... Fica um alerta de que um evento assim pode acontecer próximo do nosso litoral e o que estamos fazendo para monitorar, prever e alertar caso sejamos impactados por um risco geológico de uma magnitude maior?", questiona.

Veja Também
Em protesto, servidores públicos entram em confronto com a polícia em São Paulo
Manifestantes se reuniram em frente à Câmara Municipal de São Paulo contra a reforma da previdência da categoria
Ministério do Trabalho proíbe que empresas exijam comprovante de vacinação
Ministro Onyx Lorenzoni defende que vacinação é uma decisão pessoal e que sua exigência é "discriminatória"
Empresa americana fará aporte de R$ 300 milhões em projeto na Bahia
Forever Oceans Brasil vai cultivar peixe marinho 'olho de boi'
Presidente da UPB parabeniza nova Mesa Diretora do TJ-BA
Zé Cocá, que é prefeito de Jequié, no sudoeste baiano, destacou a importância do judiciário forte para garantir os direitos dos cidadãos.
Repórter de TV bate BMW em viatura da Transalvador em blitz na Garibaldi
Marcelo Castro se recusou a passar pelo teste do bafômetro, diz órgão
Bahia vence o São Paulo na Fonte Nova e se afasta da zona de rebaixamento
No segundo tempo, logo nos primeiros minutos, Gilberto seguiu na tentativa, mas sem sucesso. Aos 25 minutos Rossi entrou no lugar de Raí Nascimento.