Castramóvel inicia atendimento no bairro do Bonfim

No Castramóvel, às segundas, quartas e sextas-feiras, o atendimento é prioritário para gatos
Por: Brado Jornal 24.jan.2023 às 17h04 - Atualizado: 24.jan.2023 às 17h04
Castramóvel inicia atendimento no bairro do Bonfim

O primeiro dia de atendimento do Castramóvel no bairro do Bonfim, foi de bastante procura, nesta segunda-feira (23), vagas para atendimento presencial esgotadas às 9h. Com previsão de permanência por dois meses no local, o serviço municipal itinerante de castração de cães e gatos, disponibilizado pela Secretaria Municipal Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Promoção Animal (Secis), através da Diretoria de Proteção Animal (Dipa), já tem com cirurgias agendadas para a quarta-feira (25) e sexta-feira (27). 

A unidade está instalada no Centro de Saúde Mental (CSM) Rubim de Pinho, próximo à Colina Sagrada. A auxiliar de serviços gerais Silvia Rodrigues, moradora da Ribeira, soube do Castramóvel através da televisão e resolveu levar o gato Ralph, de dois anos, para castração. “Minha intenção é proteger ele né, cuidar da saúde dele, evitando câncer e, também, para que ele não apareça com filhotes indevidos”. 

Também residente na Ribeira, a dona de casa Cristiane Santos aproveitou para levar o gato Quinho, de seis meses, para castrar. “Eu preciso cuidar do meu filhote. Fora que é bom ter o serviço perto de casa, para quem não tem condição de ir longe, e ainda de forma gratuita, nota dez”.

De acordo com a diretora de Proteção Animal (Dipa), Michele Holanda, são diversas as vantagens da castração para cães e gatos. “Além de termos o controle populacional para cães e gatos, reduzimos as doenças reprodutivas e os riscos de enfermidades mamárias, ovarianas e uterinas em razão da alta taxa hormonal. Desta forma, também há uma redução de doenças como raiva e leishmaniose, que podem ser transmitidas de animais para humanos”.

 

Funcionamento – No Castramóvel, às segundas, quartas e sextas-feiras, o atendimento é prioritário para gatos. Já nas terças e quintas-feiras, é a vez dos cães. Por dia, são realizados até 60 procedimentos. 

Ao todo, 35 vagas são ofertadas para marcação presencial, de segunda a sexta, das 8h às 10h. As demais podem ser agendadas através do e-mail [email protected] gmail. com, ou nos postos de saúde da rede municipal. Basta enviar ou apresentar RG e CPF do tutor, comprovante de residência em Salvador, Cartão SUS e de vacina antirrábica atualizada do animal. 

No dia agendado, é realizada a triagem e, caso esteja tudo em ordem, a castração é feita em seguida. Devido à pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal, no intuito de continuar evitando aglomerações. É importante que o cão ou gato esteja em jejum e o tutor deve apresentar RG e Cartão SUS, além do cartão de vacinação do animal.

 

Controle – A castração é um procedimento que beneficia a saúde do pet, por prolongar a vida do animal e fazer o controle populacional. Além disso, previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. A intervenção diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Manifestação de motociclistas por aplicativo causa congestionamento na região da Av. Tancredo Neves, em Salvador
Protesto aconteceu nesta sexta-feira (27) e engarrafamento também teve reflexo nas avenidas Bonocô e ACM
Carregando..