Semge inicia curso de Comunicação Oral e Escrita voltado para servidores municipais

As aulas abordam habilidades do diálogo; comunicação respeitosa e não discriminatória; atenção à linguagem formal no exercício da função pública e objetividade nas linguagens oral e escrita, dentre outros temas.
Por: Brado Jornal 12.abr.2023 às 14h11
Semge inicia curso de Comunicação Oral e Escrita voltado para servidores municipais
Foto: Bruno Concha/Secom

A Secretaria Municipal de Gestão (Semge) iniciou, nesta terça-feira (11), um Curso de Noções Básicas de Comunicação Oral e Escrita, voltado para servidores da Prefeitura de Salvador. A iniciativa, que acontece dentro do Programa de Formação Continuada para servidores, tem foco em comunicação assertiva, nos impactos da comunicação do pessoal, no diálogo com cidadãos e público interno. As aulas abordam habilidades do diálogo (falar, escutar e silenciar); comunicação respeitosa e não discriminatória; atenção à linguagem formal no exercício da função pública e objetividade nas linguagens oral e escrita, dentre outros temas. 

 

Com carga horária de 12h, os encontros acontecem até esta quinta-feira (13), sempre das 8h às 12h, no auditório da Semge, no Largo dos Aflitos. De acordo com Oilda Rejane Ferreira, coordenadora de Ações Transversais da Secretaria da Reparação (Semur) e facilitadora do projeto, as aulas trazem para os servidores as noções do diálogo dentro e fora da Prefeitura, com foco na comunicação assertiva e  como dialogar da forma correta nos públicos interno e externo.  

 

“A comunicação é a base das relações, então precisamos entender como usar os elementos, não necessariamente entendendo o conteúdo como alguém trouxe, mas entender para que serve tal publicação, qual a função, com objetividade, de acordo com a especificidade que o documento precisa”, declara Oilda. 

 

Servidora da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis), Maria Luísa Silva, de 42 anos, estava animada com a capacitação. “Eu espero extrair bom conteúdo para a minha profissão, pois eu sou bacharel em Comunicação Social, já passei por setores da comunicação pública e vai ser útil também para os planos que eu tenho de atuar na comunicação privada, como rádio e televisão. O curso também contribui para melhorar a expressão oral, além de ajudar no exercício da minha função na administração pública, a exemplo da redação oficial em documentos como comunicação interna, ofícios, comunicados e avisos”. 

 

Para Paulo Pinheiro, 46 anos, coordenador administrativo da Procuradoria Geral do Município (PGMS), saber comunicar bem é essencial, especialmente no setor público. “Temos que nos comunicar diariamente com os órgãos e com o nosso público-alvo, que é bem variado. Se você não souber utilizar a comunicação de forma adequada e correta, você acaba errando muito. Esse curso é uma oportunidade de me capacitar na área comunicacional, que é um tema sério e relevante”. 

 

Desde janeiro, a Semge já promoveu 27 formações destinadas aos servidores. Toda semana, há turmas com foco na Gestão de Documentos Oficiais E-Salvador e, em maio, entre os dias 9 e 11, está prevista mais uma turma de Comunicação Oral e Escrita. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado, desde que tenha a frequência mínima de 75% da carga horária. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Casa Civil publica meme e associa renda acima de R$ 5 mil a “playboy”
Post no Instagram usa briga do BBB 26 para promover isenção de IR, mas gera críticas e é parcialmente apagado
Salvador recebe prêmio federal por projeto de requalificação das orlas de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga
Iniciativa do Prodetur Salvador é destacada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento com o Prêmio SEAID Antônio Sabino, por impacto socioambiental, sustentabilidade e impulso ao turismo de sol e praia
Pré-Carnaval de Salvador inicia neste sábado com 100 atrações "gratuitas"
Investimento conjunto de prefeitura, governo do estado e iniciativa privada garante programação
Manifestação do Partido Missão cobra transparência no caso Banco Master
Milhares protestam em São Paulo contra irregularidades financeiras e sigilo judicial no processo
Comandante da PM solicita cancelamento de festa no Vale das Pedrinhas após morte de policial
Declaração revela preocupações com insegurança na região, mas Governo Estadual mantém silêncio sobre apoio inicial ao evento
Kataguiri apresenta projeto para acabar com prisão por pensão sem vínculo biológico
Proposta permite exoneração imediata da obrigação alimentar e proíbe detenção civil quando DNA exclui paternidade; Estado segue responsável pela assistência à criança
Carregando..