Reunião preparatória para realização de simulado para ocorrências no Carnaval são apresentados na Codesal

O simulado terá início às 11h, com a informação sobre uma ocorrência de grande porte, seguida da mobilização dos serviços
Por: Brado Jornal 30.jan.2024 às 20h45 - Atualizado: 30.jan.2024 às 16h12
Reunião preparatória para realização de simulado para ocorrências no Carnaval são apresentados na Codesal

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) apresentou nesta terça-feira (30/01), no auditório da Defesa Civil de Salvador - Codesal, os procedimentos para realização do simulado preparatório para atendimento às ocorrências de urgência e emergência envolvendo múltiplas vítimas nos circuitos do Carnaval 2024.  

A inciativa da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, chefiada pela vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, contará com a participação da Codesal, dos órgãos da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado, buscando preparar os profissionais para uma eventual ocorrência de grande porte. 

O coordenador do SAMU em Salvador, Ivan Paiva, explicou que o simulado, a ser realizado no dia 01º de fevereiro, no circuito Barra-Ondina, terá o objetivo de "consolidar a atuação conjunta dos serviços de saúde, salvamento e resgate, segurança, vigilância sanitária e Defesa Civil quando se tratar de um incidente com múltiplas vítimas".

O simulado terá início às 11h, com a informação sobre uma ocorrência de grande porte, seguida da mobilização dos serviços. Participarão 40 "vitimas" com as respectivas maquiagens cênicas. Ainda segundo o coordenador do SAMU, no simulado serão avaliados o tempo de resposta do atendimento e interação das equipes de trabalho. 


O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, destacou que "são sempre bem-vindas iniciativas preventivas voltadas a preservar vidas como este evento teste do Samu e da Secretaria Municipal de Saúde", destancando o apoio das secretárias Ana Paula Matos, por Salvador, e Roberta Santana, pelo Estado.


“Essa articulação entre Prefeitura e Estado é de grande importância para um serviço rápido e eficiente numa possível ocorrência em um megaevento como o carnaval”, afirmou Sosthenes Macêdo. 

O simulado contará com a participação de voluntários da Defesa Civil, da Guarda Municipal e Polícia Militar para isolamento da área e retirada de curiosos; do Corpo de Bombeiros, para garantir a segurança durante o atendimento das equipes do SAMU; e da Transalvador, para bloquear as rotas de acesso ao local da cenas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prefeitura reforma mais 100 casas no Calafate e ultrapassa 550 imóveis beneficiados pelo Morar Melhor em Fazenda Grande do Retiro
No bairro, já foram reformados 557 imóveis cujas condições estruturais estavam precárias
Justiça pela terceira vez pedido de prisão contra motorista de Porsche
Empresário assumiu risco de matar e ferir ao guiar em alta velocidade, segundo denúncia
Carregando..