Salvador renova adesão à iniciativa Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi)

A vice-prefeita esteve na sede do Unicef com o representante da entidade no Brasil e a chefe do escritório do Unicef em Salvador
Por: Brado Jornal 06.fev.2024 às 21h15 - Atualizado: 06.fev.2024 às 17h16
Salvador renova adesão à iniciativa Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi)
Foto: Ascom/Unicef

A Prefeitura de Salvador renovou, nesta segunda-feira (5), acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) visando uma nova edição da iniciativa Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi). A vice-prefeita Ana Paula Matos esteve na sede do Unicef, em Brasília, com o representante da entidade no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, e a chefe do escritório do Unicef em Salvador, Helena Oliveira Silva, onde assinaram juntos o termo de cooperação técnica para a nova edição da iniciativa.

Serviços municipais de saúde e educação que participam da estratégia Uapi contam com capacitações para profissionais sobre proteção da criança contra violência, incluindo o racismo, e o atendimento às crianças com atraso no desenvolvimento, deficiência e doenças raras. As equipes também são capacitadas em elaboração de diagnóstico, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de indicadores com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

Para Ana Paula, a parceria com o Unicef é prioridade no sentido de avançar a agenda dos direitos das crianças na primeira infância na capital baiana. “Iniciativas como a Uapi se conectam profundamente a nossas prioridades para as crianças nos seus primeiros anos de vida, e geram um grande pertencimento nas equipes que participam das capacitações. Nosso objetivo agora é garantir que mais unidades participem do programa e que, além delas, toda a cidade seja uma verdadeira amiga da primeira infância”, disse.

“O período entre o nascimento e os seis anos é um momento de construir uma base sólida para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. E isso requer a atuação conjunta entre serviços de educação, saúde e assistência social” disse Youssouf Abdel-Jelil, na ocasião. “Assim, o Unicef seguirá colaborando com a Prefeitura de Salvador e de outras capitais brasileiras para proteger os direitos essenciais das crianças e suas famílias, sem deixar ninguém para trás", completou.


Ampliação 

Em 2023, foram certificados 30 serviços de saúde e educação na capital, entre 53 inscritos. A Prefeitura e o Unicef contam com mais unidades participando este ano, aumentando o número de serviços públicos municipais comprometidos com a melhoria das coberturas vacinais, acesso ao pré-natal adequado e ao aleitamento materno, e também melhoria no planejamento adequado às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil.

A avaliação e a certificação de cada unidade como Amiga da Primeira Infância (Uapi) é feita em Salvador por um comitê científico que inclui Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Educação (Smed), de Políticas de Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a Secretaria de Governo (Segov), por meio do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi), Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-BA), Avante Educação e Mobilização Social e o Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral (NACPC).


Funcionamento 

A iniciativa ocorre em seis capitais e conta com a parceria estratégica da Roche e instituições locais, que buscam melhorar o atendimento a crianças na primeira infância, especialmente aquelas com atraso no desenvolvimento, deficiências e doenças raras. Já a #AgendaCidadeUNICEF é uma parceria do Unicef com prefeituras de centros urbanos para promover oportunidades e contribuir para a prevenção de violências contra crianças e adolescentes em territórios vulneráveis. Na capital baiana, o bairro de Valéria foi definido como prioritário para a ação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Motorista que atropelou corredor na Pituba segue preso, decide Justiça
Atleta Emerson Pinheiro teve perna amputada após acidente em treino
Trump sugere que Zelensky abra mão da Crimeia e evite adesão à Otan
Encontro na Casa Branca reúne líderes europeus para avançar nas negociações de paz
Moema Gramacho planeja volta à Câmara dos Deputados em 2026 e não descarta disputa em Lauro de Freitas em 2028
Ex-prefeita de Lauro de Freitas mantém ambições políticas e reafirma força eleitoral
Carregando..