Rodoviária recebe ação de conscientização contra Aedes aegypti

O público recebeu panfletos e pôde conferir jogos para crianças, além da presença de um personagem fantasiado de mosquito
Por: Brado Jornal 23.fev.2024 às 19h25 - Atualizado: 23.fev.2024 às 18h25
Rodoviária recebe ação de conscientização contra Aedes aegypti
Lucas Moura/Secom

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está intensificando esforços para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya. Nesta sexta-feira (23), uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou uma ação especial de conscientização na Rodoviária, alertando a população sobre medidas de prevenção para evitar a proliferação do inseto.

Na ocasião, o público recebeu panfletos e pôde conferir jogos para crianças, além da presença de um personagem fantasiado de mosquito. O chefe do Setor de Educação e Mobilização do CCZ, Péricles Pires, enfatizou a importância da ação educativa e de mobilização social para fortalecer a prevenção e controle do Aedes aegypti, chamando a atenção para que todos estejam cientes das próprias responsabilidades no combate a esse vetor.

"Aqui a gente utiliza diferentes recursos didáticos para que a população possa entender qual o ciclo do vetor, como ele se desenvolve e quais são as medidas de prevenção. A ideia é explicar que, cumprindo as medidas, a gente consegue manter o controle e evitar doenças", explicou. Entre as orientações estão evitar água parada, cobrir tanques, eliminar águas de cacos de plantas, virar garrafas e reforçar o uso de repelentes.

A empregada doméstica Edna Conceição Cruz, de 69 anos, não economizou elogios à campanha. "Achei maravilhosa essa ação. Já sofri muito por causa desse mosquito. Eu alertava as pessoas e ninguém fazia questão de prevenir. Há dois anos que ainda sofro com dores nas juntas. Hoje em dia, graças a Deus, as pessoas estão tendo mais consciência e esse projeto leva a informação até para as pessoas que moram distante", contou.

Além da Rodoviária, as ações de conscientização têm sido realizadas em outros locais de grande circulação e/ou presença de pessoas, como praças, unidades de saúde e escolas. "Também contamos com a parceria de outras secretarias da Prefeitura para fortalecer ainda mais esse trabalho", finalizou Pires.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Mapa de calor expõe desigualdade térmica entre bairros de Salvador
O estudo, nomeado "Observatório do Calor (Heat Watch Campaign)", foi liderado pelo professor Paulo Zangalli Júnior, do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia (Ufba)
Thais Carla reflete sobre transformação após perder 30kg e mudar hábitos pouco saudáveis
Thais relatou ter encontrado prazer nas novas rotinas
Carregando..