Rodoviária recebe ação de conscientização contra Aedes aegypti

O público recebeu panfletos e pôde conferir jogos para crianças, além da presença de um personagem fantasiado de mosquito
Por: Brado Jornal 23.fev.2024 às 19h25 - Atualizado: 23.fev.2024 às 18h25
Rodoviária recebe ação de conscientização contra Aedes aegypti
Lucas Moura/Secom

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está intensificando esforços para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya. Nesta sexta-feira (23), uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou uma ação especial de conscientização na Rodoviária, alertando a população sobre medidas de prevenção para evitar a proliferação do inseto.

Na ocasião, o público recebeu panfletos e pôde conferir jogos para crianças, além da presença de um personagem fantasiado de mosquito. O chefe do Setor de Educação e Mobilização do CCZ, Péricles Pires, enfatizou a importância da ação educativa e de mobilização social para fortalecer a prevenção e controle do Aedes aegypti, chamando a atenção para que todos estejam cientes das próprias responsabilidades no combate a esse vetor.

"Aqui a gente utiliza diferentes recursos didáticos para que a população possa entender qual o ciclo do vetor, como ele se desenvolve e quais são as medidas de prevenção. A ideia é explicar que, cumprindo as medidas, a gente consegue manter o controle e evitar doenças", explicou. Entre as orientações estão evitar água parada, cobrir tanques, eliminar águas de cacos de plantas, virar garrafas e reforçar o uso de repelentes.

A empregada doméstica Edna Conceição Cruz, de 69 anos, não economizou elogios à campanha. "Achei maravilhosa essa ação. Já sofri muito por causa desse mosquito. Eu alertava as pessoas e ninguém fazia questão de prevenir. Há dois anos que ainda sofro com dores nas juntas. Hoje em dia, graças a Deus, as pessoas estão tendo mais consciência e esse projeto leva a informação até para as pessoas que moram distante", contou.

Além da Rodoviária, as ações de conscientização têm sido realizadas em outros locais de grande circulação e/ou presença de pessoas, como praças, unidades de saúde e escolas. "Também contamos com a parceria de outras secretarias da Prefeitura para fortalecer ainda mais esse trabalho", finalizou Pires.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Casal é flagrado fazendo sexo em passarela do Iguatemi
Homem e mulher não demonstram intimidação com a movimentação de pessoas perto e filmando
Ministro pede desculpas após exoneração de primo de Lira no Incra
Wilson César de Lira Santos foi demitido nesta terça-feira, 16
Mendonça rejeita acusação contra Nikolas Ferreira por 'transfobia'
Ministro do Supremo Tribunal Federal afirmou que declarações do deputado estão protegidas pela imunidade parlamentar
Fenômeno de audiência: Em programa de estreia, Alô Juca triplica audiência da TV Aratu
Durante exibição da atração, Marcelo Castro avisou que vai apresentar do estúdio e da rua, diretamente de operação especiais da polícia
STF extingue ações contra ex-ministros de FHC
MPF acionou a Justiça em 1995 e 1996 por suposta improbidade administrativa de Pedro Malan, José Serra e Pedro Parente
PGR se opõe à condenação de Zema por falas sobre vacinação infantil.
Governador de MG virou alvo do PSOL e do STF por ter dito que “todo aluno, independente de ter ou não vacinado, terá acesso às escolas
Carregando..