Totalmente reformada e ampliada, escola histórica da Liberdade é reinaugurada pela Prefeitura de Salvador

Com investimentos da ordem de R$2 milhões, a escola passou de 13 para 15 salas de aula, todas climatizadas, além de salas multiuso e para AEE
Por: Brado Jornal 23.fev.2024 às 18h04
Totalmente reformada e ampliada, escola histórica da Liberdade é reinaugurada pela Prefeitura de Salvador
Valter Pontes/Secom

A Escola Municipal Abrigo Filhos do Povo foi reinaugurada nesta sexta-feira (23) após ser totalmente reformada pela Prefeitura de Salvador. A unidade de ensino, que completa 106 anos no próximo dia 3 de março, passou por obras de ampliação que resultaram numa estrutura mais moderna e acolhedora para os mais de 700 alunos e toda a comunidade escolar. A escola é ponto tradicional e prédio histórico do bairro da Liberdade. 

Essa é a 5ª escola entregue pelo prefeito Bruno Reis nesta semana, em cinco dias de ano letivo. Ele esteve na reabertura ao lado do secretário da Educação (Smed), Thiago Dantas, e destacou o ritmo da pasta: “É uma escola por dia que nós estamos entregando. Vocês nos acompanham e têm visto que, em todos os bairros da cidade, a Prefeitura está demolindo escolas antigas, que não possuem mais o padrão de qualidade que nós desejamos para Salvador, e estamos construindo novas escolas nos seus locais”, disse.

“Aqui na Liberdade, na Abrigo Filhos do Povo, não podíamos fazer isso. Este é um casarão histórico, de uma escola que tem 106 anos de existência. Aqui, tínhamos que conciliar tradição com modernidade. Restauramos o casarão, preservando a sua característica histórica, até porque ele é um patrimônio arquitetônico de nossa cidade. Porém, ao mesmo tempo, tivemos a capacidade de climatizar todas as salas de aula, de implantar um auditório - o que era um sonho antigo dessa comunidade - e construímos uma quadra poliesportiva coberta para as crianças”, acrescentou Bruno Reis.

Com investimentos da ordem de R$2 milhões, a escola passou de 13 para 15 salas de aula, todas climatizadas, além de salas multiuso e para Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também foram implantados auditório, parque infantil e quadra poliesportiva coberta com vestiários. O prédio também recebeu nova pintura, melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, além da troca de pisos, telhado, revestimentos e esquadrias. São 1,7 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para receber mais de 700 alunos do Ensino Infantil, do Ensino Fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Thiago Dantas destacou toda a preocupação da Smed em preservar a história da Abrigo Filhos do Povo: “Fizemos aqui um projeto de fato espetacular, no qual respeitamos todas as características históricas do prédio, mas sem deixar de entregar tudo o que consta no novo alto padrão educacional da Prefeitura de Salvador. Aqui, temos salas climatizadas, internet sem fio, quadra coberta, equipamentos de projeção de vídeo, enfim, tudo o que é preciso para que os alunos tenham a melhor experiência de ensino possível, para que sejam felizes enquanto aprendem”, disse.


Aprovada 

A dona de casa Iolanda Pereira de Jesus, de 43 anos, levou a sua filha Ilana Pereira Menezes, de 11 anos, para conhecer a nova estrutura da escola, onde a jovem estuda há três anos. A mãe estava surpresa. “Estou vendo que eles botaram climatização de ar, né? As salas antes não tinham ventilação direito, então que bom. Para mim, está 100%, estou muito satisfeita com essa reforma aqui, vai ajudar no aprendizado dela”, contou.

Já Ilana, que estuda pela tarde mas gosta de ir cedo para a escola para ficar conversando com as colegas, adorou a novidade. “Eu achei boa? Agora está maravilhosa, vai dar mais vontade ainda de estudar. Eu gosto de ficar aqui na escola para conversar com o pessoal. Eu gostei muito das salas, porque agora tem mais ventilação, antes estava muito calor e agora tem ar condicionado”, afirmou a jovem.

Márcia Martinez é diretora da unidade há 12 anos e contou que, antes da reforma, a escola estava com sérios problemas de infiltração, o que acabava atrapalhando o ano letivo dos alunos nos períodos de chuva. “Essa obra veio trazer um outro brilho, um outro olhar para a nossa comunidade escolar. A gente está muito feliz com esse carinho. No dia 3 de março vamos completar 106 anos de existência, 106 anos em que abraçamos o povo da Liberdade com muito carinho, trazendo a educação com todo o esforço, com toda dedicação”, disse.


História

A instituição foi criada em 1918 como Abrigo Filhos do Povo, tendo como principal idealizador o mascate Raymundo Frexeiras, com apoio de Ladislao Victor das Virgens, Fortunato Ferreira da Fonseca e José Fructuoso dos Santos. A proposta era atender às crianças e adolescentes pobres, filhos de proletários, de lavradores que viviam no distrito de Santo Antônio, atual bairro da Liberdade.

Nos primeiros anos, a instituição contou com a ajuda e administração de pessoas influentes. Dentre elas estão o jornalista Ernesto Simões Filho, o político e jurista Ruy Barbosa, o médico e político José Aguiar Costa Pinto, o pai de Irmã Dulce, Augusto Lopes Pontes – que cedeu o terreno para a construção da escola -, e posteriormente a própria Irmã Dulce.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ferreira Costa oferece vagas para pessoas com deficiência em Salvador
Inscrição de currículo deve ser feita pelo site de carreiras
Fenômeno de audiência: Em programa de estreia, Alô Juca triplica audiência da TV Aratu
Durante exibição da atração, Marcelo Castro avisou que vai apresentar do estúdio e da rua, diretamente de operação especiais da polícia
Casal é flagrado fazendo sexo em passarela do Iguatemi
Homem e mulher não demonstram intimidação com a movimentação de pessoas perto e filmando
Carregando..