Salvador recebe encontro nordestino para debater arborização urbana diante das mudanças climáticas

Serão trabalhados temas como gestão de riscos, planejamento e gestão da arborização, análise e prevenção de riscos de quedas de árvores
Por: Brado Jornal 03.mai.2024 às 09h57
Salvador recebe encontro nordestino para debater arborização urbana diante das mudanças climáticas

Cidades verdes e resilientes no enfrentamento das mudanças climáticas será um dos temas do X Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), que será realizado entre os dias 14 e 16 de maio, na Universidade Católica do Salvador. O evento, cuja objeto central é “Nordeste brasileiro: uma riqueza de biomas e um desafio para arborização das cidades”, é coordenado pela engenheira agrônoma da Defesa Civil de Salvador, Lucineide Teixeira. 

De acordo com Lucineide, o encontro buscará divulgar na região Nordeste a importância da arborização das cidades e promover o fortalecimento da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), parceira da Prefeitura de Salvador.

“O planejamento urbano influencia diretamente na segurança das comunidades. Cidades bem planejadas, com áreas verdes monitoradas, podem prevenir situações de risco. A presença de árvores e vegetação ajudam a mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como as ondas de calor e as enchentes, que podem representar riscos para a saúde e a segurança das pessoas”, explica a engenheira agrônoma. 

No Encontro, serão trabalhados temas como gestão de riscos, planejamento e gestão da arborização, análise e prevenção de riscos de quedas de árvores, além de cidades verdes e resilientes no enfrentamento das mudanças climáticas. 


Parceria

A Defesa Civil de Salvador e a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS) a desempenham papéis fundamentais na área de planejamento urbano e gestão de riscos na cidade, com foco na preservação das áreas verdes. Os dois órgãos têm programas e projetos que visam fortalecer a infraestrutura verde da cidade, reduzir vulnerabilidades e promover uma gestão integrada e sustentável do meio ambiente urbano.

Um dessas ações foi a parceria firmada com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), uma instituição sem fins lucrativos que busca o avanço e a modernização da arboricultura no Brasil. Na Bahia, Lucineide Teixeira foi nomeada coordenadora estadual da Sociedade para a gestão que se iniciou em janeiro deste ano.

"Este encontro é uma oportunidade única para discutirmos estratégias e ações que visam tornar nossas cidades mais resilientes diante das mudanças climáticas. A arborização urbana desempenha um papel fundamental nesse processo, e estamos comprometidos em promover parcerias e iniciativas que contribuam para a construção de um ambiente urbano mais seguro e sustentável para todos os cidadãos", afirma Sosthenes Macêdo, diretor geral da Defesa Civil de Salvador.

As inscrições podem ser feitas no site: https://enau.salvador.ba.gov.br/



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jair Bolsonaro prevê alta da UTI para sábado
De acordo com o boletim médico mais recente, Bolsonaro evolui bem, aceitando líquidos e começando a ingerir gelatina.
"Receba!" Allan Jesus vence disputa judicial contra Luva de Pedreiro
Com tom de ironia, Allan Jesus usou as redes sociais para comentar a vitória e criticar Luva de Pedreiro.
Ausência de Alexandre de Moraes em sessão do Senado gera críticas
Como o convite não era obrigatório, Moraes não compareceu.
Calor, água com fezes e cansaço: crise na UFBA leva à interdição de bebedouro e corte de ar-condicionado e elevadores
Um bebedouro foi interditado após a detecção de coliformes, bactérias associadas a fezes
Esquema "DESCONTÃO" do INSS: Cecília Mota é investigada por lavagem de dinheiro em operação da PF
Entre janeiro e novembro de 2024, Cecília realizou 33 viagens ao exterior, além de oito em 2023, acompanhada por seis pessoas que receberam transferências de suas empresas.
Festa do crime: fogos em Salvador anunciam avanço do PCC em bairros antes dominados pelo Comando Vermelho; insegurança aumenta
Uma fonte policial, que preferiu não se identificar, explicou que a Tropa do A, originária de São Caetano, formalizou sua integração ao PCC, utilizando os fogos tanto para comemorar quanto para afirmar a nova aliança
Carregando..