Salvador recebe encontro nordestino para debater arborização urbana diante das mudanças climáticas

Serão trabalhados temas como gestão de riscos, planejamento e gestão da arborização, análise e prevenção de riscos de quedas de árvores
Por: Brado Jornal 03.mai.2024 às 09h57
Salvador recebe encontro nordestino para debater arborização urbana diante das mudanças climáticas

Cidades verdes e resilientes no enfrentamento das mudanças climáticas será um dos temas do X Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), que será realizado entre os dias 14 e 16 de maio, na Universidade Católica do Salvador. O evento, cuja objeto central é “Nordeste brasileiro: uma riqueza de biomas e um desafio para arborização das cidades”, é coordenado pela engenheira agrônoma da Defesa Civil de Salvador, Lucineide Teixeira. 

De acordo com Lucineide, o encontro buscará divulgar na região Nordeste a importância da arborização das cidades e promover o fortalecimento da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), parceira da Prefeitura de Salvador.

“O planejamento urbano influencia diretamente na segurança das comunidades. Cidades bem planejadas, com áreas verdes monitoradas, podem prevenir situações de risco. A presença de árvores e vegetação ajudam a mitigar os efeitos das mudanças climáticas, como as ondas de calor e as enchentes, que podem representar riscos para a saúde e a segurança das pessoas”, explica a engenheira agrônoma. 

No Encontro, serão trabalhados temas como gestão de riscos, planejamento e gestão da arborização, análise e prevenção de riscos de quedas de árvores, além de cidades verdes e resilientes no enfrentamento das mudanças climáticas. 


Parceria

A Defesa Civil de Salvador e a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS) a desempenham papéis fundamentais na área de planejamento urbano e gestão de riscos na cidade, com foco na preservação das áreas verdes. Os dois órgãos têm programas e projetos que visam fortalecer a infraestrutura verde da cidade, reduzir vulnerabilidades e promover uma gestão integrada e sustentável do meio ambiente urbano.

Um dessas ações foi a parceria firmada com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), uma instituição sem fins lucrativos que busca o avanço e a modernização da arboricultura no Brasil. Na Bahia, Lucineide Teixeira foi nomeada coordenadora estadual da Sociedade para a gestão que se iniciou em janeiro deste ano.

"Este encontro é uma oportunidade única para discutirmos estratégias e ações que visam tornar nossas cidades mais resilientes diante das mudanças climáticas. A arborização urbana desempenha um papel fundamental nesse processo, e estamos comprometidos em promover parcerias e iniciativas que contribuam para a construção de um ambiente urbano mais seguro e sustentável para todos os cidadãos", afirma Sosthenes Macêdo, diretor geral da Defesa Civil de Salvador.

As inscrições podem ser feitas no site: https://enau.salvador.ba.gov.br/



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Janja encontra evangélicas em Salvador para diálogo inter-religioso
Encontro reforça estratégia de aproximação com comunidade evangélica
Polícia Federal investiga Silas Malafaia por suspeita de obstrução em caso de tentativa de golpe
Líder religioso é alvo de inquérito que também envolve Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo
Malafaia desafia investigação de Alexandre de Moraes e critica inquérito do STF
Pastor reage à inclusão em apuração da Polícia Federal e promete intensificar críticas ao Supremo
Jerônimo Rodrigues enfrenta críticas e desafios na gestão da Bahia
Governador lida com polêmicas em entrevistas, crise na segurança e promessas não cumpridas
No PL: Valdemar anuncia Raíssa Soares como pré-candidata a deputada federal pela Bahia
Conhecida por sua atuação como ex-secretária de Saúde de Porto Seguro e por sua forte influência na região sul da Bahia
Carregando..