Bruno Reis destaca números do Ideb de Salvador pós-pandemia e reafirma compromisso de ampliar investimentos em educação

De acordo com o MEC, os estudantes de Salvador apresentaram melhora na aprendizagem de português e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Por: Brado Jornal 16.ago.2024 às 07h37 - Atualizado: 16.ago.2024 às 07h37
Bruno Reis destaca números do Ideb de Salvador pós-pandemia e reafirma compromisso de ampliar investimentos em educação
Foto: Acervo Ascom

O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), reafirmou o compromisso de continuar os investimentos que ajudaram a impulsionar a rede municipal de educação e que conferiram a Salvador avanços importantes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC). 

“Nossa aprendizagem, que é a proficiência, já aumentou, tivemos um crescimento, já voltamos ao que nós éramos antes da pandemia, e tenho certeza que a gente vai crescer e vamos crescer de forma melhor e mais equilibrada”, afirmou o prefeito durante entrevista na TV Band Bahia, nesta quinta-feira (15).

De acordo com o MEC, os estudantes de Salvador apresentaram melhora na aprendizagem de português e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, alcançando nota de 5,47, superando o índice de 2021, que foi de 5,45. Neste item, a capital baiana ficou com nota final do Ideb de 5,3, superando a meta prevista de 5,1. Já nos anos finais do ensino fundamental, a rede municipal de Salvador ganhou uma posição em relação às capitais do país, saindo da 19ª posição para o 18º lugar, com nota de 4,2 no Ideb. Nos anos finais, a aprendizagem de português e matemática registrou índice de 4,59.

Bruno Reis salientou que os bons indicadores decorrem de decisões administrativas acertadas tanto na aplicação dos recursos para estimular o aprendizado, como na modernização da infraestrutura da rede escolar.

“Esse ano é o maior orçamento da história da cidade na educação, R$ 2,7 bilhões. Nós vamos entregar 52 novas escolas de alto padrão, que não deixam a desejar nenhuma escola particular no período de quatro anos e meio, mesmo tendo quase dois anos sacrificados do meu mandato por conta da pandemia”, afirmou.

“Já entregamos 28 e faltam 24, que estão em plena construção, temos um kit escolar que não tem igual no Brasil, que nós estamos oferecendo, com programas de aprendizados, tanto na sala de aula, com os estagiários, onde nós identificamos, através de escritores, deficiência das crianças para ajudar os professores, dar apoio aos professores, como de aulas aos sábados”, detalhou. 

O prefeito acentuou que tomou a decisão de enfrentar o desafio imposto pela pandemia, sem aderir ao modelo de aprovação em massa dos estudantes como ocorreu na rede estadual.   

“Nós não aprovamos automaticamente, eu não segui esse caminho, se o Estado da Bahia não aprova automaticamente os alunos, era o pior Ideb do Brasil no Fundamental 2 e no Ensino Médio. Eu alertei lá atrás quando Jerônimo tomou essa decisão, que ele queria maquiar os números do Ideb, e fez. Eu não, eu escolhi o caminho mais difícil, mas era um crime você aprovar por quatro anos consecutivos os nossos jovens e adolescentes, eu não iria fazer isso. Então eu enfrentei o problema e tenho certeza que temos condições de resolver o problema”, completou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Malévola Alves é presa no Egito após vídeos
Influenciadora trans de São Paulo, com centenas de milhares de seguidores, já enfrentou prisão em festa e acusações de transfobia no Brasil
CENSURA? Vídeo de Nikolas sobre abandono do Nordeste por Lula viraliza e fica mudo; suspeita envolve artista de esquerda
Vídeo critica o abandono do Nordeste pelo governo Lula e alcança mais de 50 milhões de visualizações só no Instagram. Internautas relatam que o conteúdo passou a aparecer mudo; suspeita de restrição por direitos autorais envolvendo Rubel ainda não foi confirmada
Capitão Alden distribui cartilha de Flávio Bolsonaro em Salvador
Militar do PL mantém mobilização nas ruas da capital baiana, com foco em eleitores indecisos e pessoas que não votaram no primeiro turno
André Mendonça será relator do pedido de Lula para quebra de sigilos no TSE
Presidente autoriza levantamento de dados bancários, fiscais e telefônicos dos últimos oito anos, mas condiciona a medida a ação recíproca de Flávio Bolsonaro
Membros da equipe Lula ficam animados com declaração de Marçal que chama Renan de nazista
O empresário Pablo Marçal, cotado para ocupar um ministério em eventual governo de Flávio Bolsonaro (PL), afirmou ontem em entrevista ao podcast Iron Talks que Renan Santos, do Missão, tem “perfil absurdo de Hitler”
Secretário de Queimados, Jefferson morre após tiros na Avenida Brasil
Jefferson Dias da Silva, de 51 anos, também era ex-vereador e foi baleado durante uma abordagem policial na Penha, Zona Norte do Rio; caso segue sob investigação
Carregando..