A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), iniciou a reativação de linhas de ônibus que haviam sido suspensas nos últimos anos devido à integração com o metrô. A medida faz parte do compromisso da gestão municipal em reavaliar a rede de transporte da cidade e atender a uma demanda crescente dos usuários do sistema de transporte coletivo na capital baiana.
A Semob está realizando estudos para ajustar a reativação dessas linhas, iniciando com horários reduzidos e monitorando a adesão do público ao serviço. No dia 26 de dezembro, a linha 1633-08 – Alto de Santa Terezinha x Ondina retornou com dois horários: 5h45 e 6h15. Já a partir de segunda-feira, 27 de janeiro, a linha 1645 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Pituba terá seu itinerário reestabelecido parcialmente, com ampliação do atendimento da linha 1674-01, que agora contará com 4 horários por turno, entre 4h30 e 17h50, beneficiando a população com mais opções de transporte.
A linha 1645 foi substituída pela 1655 – Alto de Santa Terezinha x Estação Pirajá, mas o novo itinerário não exigirá mais a integração com o metrô. O passageiro poderá seguir diretamente para a estação Hiper do BRT, que facilita o acesso à Pituba. Em 3 de fevereiro, será a vez da linha 1515 – Conjunto Pirajá x Ribeira ser retomada, atendendo com 4 horários por turno, também em resposta a uma antiga demanda da comunidade.
O secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller, destacou a importância da reavaliação contínua da rede de transporte. “A linha 1515 era muito longa e com poucos horários, o que limitava o acesso. Agora, com maior frequência, vamos avaliar o comportamento dos usuários para definir a viabilidade da continuidade do serviço”, afirmou.
Apesar de a reativação estar sendo realizada em caráter experimental, Muller reafirmou o compromisso da Semob com a eficiência do sistema. “Nosso objetivo é aprimorar o deslocamento da população sem perder o conceito de integração, fundamental para um transporte público de qualidade e mais acessível”, concluiu.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...