Seminário Pró-Vida reúne especialistas em Salvador para discutir promoção da vida humana

A iniciativa é promovida pela Rede Missionária de Caridade e pelos Católicos da UFBA, com apoio da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, do Instituto da Família
Por: Brado Jornal 26.nov.2025 às 15h19
Seminário Pró-Vida reúne especialistas em Salvador para discutir promoção da vida humana

Salvador receberá no dia 13 de dezembro um evento dedicado ao debate médico, jurídico e terapêutico sobre a promoção da vida humana desde a concepção até o fim natural. O Seminário Pró-Vida, que terá início às 8h, será realizado no Colégio São José, no bairro do Bonfim, e contará com a participação de profissionais renomados em suas áreas. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.

A iniciativa é promovida pela Rede Missionária de Caridade e pelos Católicos da UFBA, com apoio da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, do Instituto da Família, da Pastoral da Família e do próprio Colégio São José, que sediará o encontro.

O seminário tem como objetivo promover uma reflexão aprofundada sobre diferentes dimensões relacionadas à defesa da vida, reunindo perspectivas científicas, psicológicas, espirituais e jurídicas. Ao longo do dia, os participantes poderão acompanhar palestras com especialistas convidados.

Entre os nomes confirmados estão:

Bruno Gil de Carvalho Lima – Médico ginecologista e obstetra, doutor em Saúde Pública e livre-docente em Medicina Legal e Deontologia Médica.

Tema: Evidências científicas sobre o início da vida desde a concepção.

Sônia Costa – Terapeuta de família e coordenadora do Projeto Raquel na Arquidiocese de Salvador.

Tema: Há esperança após o aborto?

Cariny Alves Rodrigues de Sousa – Psicóloga e mestre em Saúde Mental e Psicologia Clínica.

Tema: A busca do sentido da vida à luz da Logoterapia de Viktor Frankl.

Emanuel de Souza Amaral Souto – Advogado especialista em Processo Civil e fundador da Rede Missionária de Caridade.

Tema: Panorama da proteção ao direito à vida no Brasil.

O evento ocorre em um ano em que não foi realizada a tradicional UFBA Pela Vida, cancelada após a Coordenação de Instalações de Uso Coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE) da UFBA desautorizar o uso do auditório 48 horas antes, alegando falta de segurança diante de ameaças feitas por militantes contrários à causa pró-vida. Segundo os organizadores, o seminário surge como “uma resposta à altura da importância do tema”, fortalecendo ações de conscientização e formação na capital baiana.

Os interessados em participar devem realizar a inscrição por meio do formulário disponível online. Como o número de vagas é limitado ao espaço físico do colégio, a organização orienta que o acesso seja garantido com antecedência.

📌 Inscrições:

Formulário disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdGRl3qlwb0ezU6tVmaI34FEUdDz8XNU4n7HhLZsrQV9VM6kg/viewform?usp=publish-editor

📍 Local: Colégio São José – Rua da Imperatriz, nº 711, Bonfim, Salvador (BA)

🕗 Data: 13 de dezembro – credenciamento às 8h

💵 Evento gratuito

Para mais informações, o contato disponibilizado é: (71) 99179-3822.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vereador propõe fim do expediente mais cedo em secretarias de Salvador
Projeto de lei sugere redução de uma hora na jornada das repartições municipais da capital baiana.
Padre Elmo Andrade de Souza, de 62 anos, morre em hospital de Salvador um dia após desaparecimento
Sacerdote que atuava na Igreja de São Pedro, na capital baiana, foi encontrado no Hospital Teresa de Lisieux com infecção generalizada decorrente de erisipela bolhosa.
Nova maternidade municipal de Salvador é inaugurada com 198 leitos
Investimento de R$ 154 milhões cria o primeiro hospital materno-infantil público da capital baiana, com estrutura moderna para atender desde a gestação até a infância.
Carregando..