Novo caso de Ebola é confirmado no Congo após 4 meses, diz laboratório

Caso foi detectado na cidade de Mbandaka, capital da província de Equateur do Congo, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Biomédicas
Por: Brado Jornal 23.abr.2022 às 12h22
Novo caso de Ebola é confirmado no Congo após 4 meses, diz laboratório

Um novo caso de Ebola foi confirmado no Noroeste da República Democrática do Congo, de acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Biomédicas divulgadas neste sábado (23), quatro meses após o fim do último surto no país.

O caso foi detectado na cidade de Mbandaka, capital da província de Equateur do Congo, informou o instituto. Um porta-voz do Ministério da Saúde do país confirmou a descoberta. A vítima é um homem de 31 anos.

O paciente começou a apresentar sintomas no dia 5 de abril, mas não procurou tratamento por mais de uma semana. Ele foi internado em um centro de tratamento de Ebola na quinta-feira (21), mas não resistiu e morreu no mesmo dia, de acordo com um comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O tempo não está do nosso lado”, disse Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África. “A doença teve um avanço de duas semanas e agora estamos tentando recuperar o atraso”, completou.

A cidade de Mbandaka, um centro comercial lotado às margens do rio Congo, enfrentou dois surtos anteriores – em 2018 e em 2020. É uma localidade onde as pessoas vivem nas proximidades, com ligações rodoviárias, marítimas e aéreas para a capital Kinshasa.

A OMS afirmou que os esforços para conter a doença já estão em andamento em Mbandaka, e que uma campanha de vacinação terá início nos próximos dias.

O Congo enfrentou 13 surtos anteriores de Ebola, incluindo um em 2018-2020 no Leste, que matou quase 2.300 pessoas, o segundo maior número registrado na história da febre hemorrágica.

O último surto, também no Leste, infectou 11 pessoas entre outubro e dezembro e matou seis delas.

Reportagem de Fiston Mahamba, com informações de Stanis Bujakera Tshiamala e Benoit Nyemba, redação de Nellie Peyton, edição por Cooper Inveen, Mark Heinrich e Christina Fincher.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PF adia depoimento de Jaques Wagner no caso Master
Senador do PT-BA seria ouvido nesta sexta-feira (7); defesa alega falta de acesso aos autos por problemas técnicos
Prédio é evacuado no Stiep após vazamento de gás
Ocorrência na noite de quinta-feira mobilizou equipes do CBMBA e da CODESAL; cilindro com corrosão foi retirado com segurança e ninguém se feriu
Assessores de Zoe Martinez pedem demissão após salto no patrimônio
Chefe de gabinete e coordenadora deixam equipe da vereadora dois dias depois da divulgação do crescimento de bens
Dino manda PF investigar emendas pix após rombo de R$ 55,4 milhões
Ministro do STF determina prioridade em casos com dano ao erário apontados pelo TCU e afirma que irregularidades persistem
Flávio Bolsonaro declara apoio a 47 nomes ao Senado
Candidato do PL lista postulantes de nove legendas em transmissão ao vivo e busca fortalecer base no Congresso
Endividamento das famílias sobe para 82% e bate novo recorde
Indicador da CNC registra sexto mês seguido de máxima histórica; inadimplência tem leve queda, mas comprometimento da renda aumenta
Carregando..