Experiência virtual diverte turistas em Salvador

A ferramenta digital foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai/Cimatec)
Por: Brado Jornal 16.mar.2023 às 15h45
Experiência virtual diverte turistas em Salvador
Experiência virtual diverte turistas em Salvador - Foto: SeturBA

Turistas que não tiveram a oportunidade de passar o Carnaval em Salvador puderam, na quarta-feira (15), no Pelourinho, experimentar a sensação de estar na avenida como foliões, por meio da tecnologia de realidade virtual. Usando óculos 3D, eles foram levados para o ambiente da festa, como se estivessem pulando atrás de um trio elétrico ou acompanhando o desfile dos blocos. A experiência digital foi oferecida no posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).

 

A paulista Lilian Soares não resistiu e começou a dançar, enquanto vivenciava virtualmente as imagens e os sons do circuito Barra-Ondina. "Foi como se eu estivesse em pleno Carnaval. É bem verdadeiro. Por isso, não me contive e mandei uma dancinha baiana", relatou a turista.

 

"É incrível como a tecnologia pode ter a capacidade de mexer com a gente. Virei um verdadeiro folião pipoca, em um piscar de olhos", completou o mineiro André Ribeiro, que veio curtir seu aniversário na capital baiana.

 

Nesta quinta-feira (16), os óculos 3D estão à disposição dos turistas no SAT do aeroporto de Salvador. A iniciativa integra as ações da Setur-BA para a promoção da cultura e dos destinos baianos e será levada para eventos de turismo, no Brasil e no exterior. A ferramenta digital foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai/Cimatec).

 

"Testamos a realidade virtual no Carnaval, com 10 mil acessos diários, e agora estamos aprimorando a ferramenta para que ela seja usada na divulgação do destino Bahia. Já imaginou a pessoa se sentir em plena Chapada Diamantina ou em uma praia da Costa do Descobrimento, estando distante dos destinos? Com certeza, ela vai querer comprar a passagem para conhecer a verdadeira Bahia", exemplificou a coordenadora do SAT, Tatiana Harfush.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Aumento da violência deixa oito em cada dez adolescentes baleados a mais em Salvador e RMS
Nove adolescentes foram atingidos por tiros no mês, com sete mortes
DJ suspeito de homicídio tocava em eventos de luxo na Bahia
Polícia investiga morte de promotora de eventos em Arraial d'Ajuda; principal suspeito, o DJ Danka, foi encontrado sem vida em Goiânia após mandado de prisão.
Carballal rebate Zé Cocá e o chama de ingrato e ignorante
Presidente da CBPM defende obras do governo Jerônimo e destaca avanço na mineração baiana.
Ufba abre vagas gratuitas para alfabetização e letramento digital de idosos em Salvador
Inscrições para o projeto Unapi vão até 24 de abril no campus da universidade.
Chuvas torrenciais provocam dezenas de mortos e destruição generalizada em Angola
Benguela regista o maior número de vítimas e danos, com inundações severas no rio Cavaco e interrupções em vias e infraestruturas.
MBL realiza novo protesto contra o Banco Master e o STF na Avenida Paulista
Manifestação, denominada Marcha contra a Corrupção, ocorreu neste sábado, 11 de abril de 2026, com críticas ao ministro Alexandre de Moraes e pedidos de delação de Daniel Vorcaro
Carregando..