Mendes defende Moraes e Judiciário após sanções dos EUA

Ministro do STF reforça independência da Corte e elogia coragem de colega em investigação sobre tentativa de golpe
Por: Brado Jornal 31.jul.2025 às 09h39
Mendes defende Moraes e Judiciário após sanções dos EUA
Foto: Fellipe Sampaio/STF/11-06-2025
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes declarou, nesta quarta-feira (30.jul.2025), que a independência do Judiciário é um “valor inegociável” e que a Corte permanecerá “firme” no cumprimento de suas responsabilidades constitucionais. A afirmação foi feita em publicação na rede social X, em resposta às sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes.

Mendes destacou que Moraes atua com “coragem” como relator da ação que investiga uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, tendo como réu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o ministro, Moraes presta um “serviço fundamental para a preservação da democracia”.

As sanções dos EUA, baseadas na Lei Magnitsky, visam punir estrangeiros acusados de corrupção ou violações graves de direitos humanos. A medida proíbe Moraes de entrar em território norte-americano, bloqueia bens e contas nos EUA e pode limitar interações com empresas do país.

Em nota oficial, o STF reforçou que “não se desviará do seu papel de cumprir a Constituição e as leis do país”. Sem mencionar diretamente Bolsonaro, a Corte enfatizou que compete à Justiça brasileira julgar crimes contra a democracia.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vigilante é indiciado por roubo após omitir-se em assalto violento no Paraná
Polícia Civil aponta omissão como participação no crime; segurança observou golpe "mata-leão" sem intervir em campus universitário
Delegado que indiciou Bolsonaro vira assessor de Alexandre de Moraes no STF
Fábio Shor, que liderou investigação sobre trama golpista, agora integra gabinete do ministro no Supremo
Lula defende fortalecimento da defesa para evitar invasões
Presidente alerta para risco de ocupação externa e propõe parceria industrial com África do Sul para independência em equipamentos militares
Moraes revoga domiciliar de idosa do 8/1 e determina investigação de juiz
Ministro do STF anula benefício concedido por magistrado de Curitiba e manda ré voltar ao regime fechado no presídio médico
STF adia julgamento de deputados do PL por propina em emendas
Primeira Turma interrompe sessão por falta de tempo; defesas foram ouvidas e mérito deve ser analisado na próxima terça-feira (17)
Carregando..