Bahia Exclusivo

Brado Rádio alcança a marca de canal do Yotube com maior audiência Ao Vivo da Bahia

Com pouco mais de três anos de existência a Brado Rádio tem ultrapassando grandes e tradicionais veículos de imprensa da Bahia, na última semana, a Brado Rádio se tornou o canal de notícias mais visto "ao vivo" no YouTube em todo o estado da Bahia.
Por: Brado da Redação 02.jan.2024 às 23h19 - Atualizado: 03.jan.2024 às 17h17
Brado Rádio alcança a marca de canal do Yotube com maior audiência Ao Vivo da Bahia

Criado em Setembro de 2020, com pouco mais de três anos de existência, o canal do Youtube da Brado Rádio tem se tornado um dos principais veículos de comunicação da Bahia. Segundo dados do Youtube e da Ferramenta Social Blade, o canal já é um dos mais vistos "ao vivo" da Bahia no YouTube.

Mesmo após receber uma série de restrições e censuras da plataforma por "Falar a Voz do povo Real" e assuntos sensíveis que a velha imprensa que recebe grandes investimentos do governo, insiste em esconder da população, o canal da Brado vem se destacando e chega a superar a audiência de grandes conglomerados de mídia da Bahia inclusive os associados a Rede Globo.

Recentemente se iniciou uma guerra de narrativas entre os veículos de imprensa de Salvador para ver quem tem "mais audiência".  Tudo começou quando o Instagram do "Alô Juca" do repórter Marcelo Castro, superou o Bnews ligado ao apresentador Zé Eduardo (Bocão) da Record,  que até então era o Instagram de notícias mais assistido e seguido da Bahia. O novo canal de Marcelo Castro vem se destacando pela agilidade e eficiência e principalmente pela aprovação do público da capital: o "Alô Juca" foi criado em março de 2023 e em menos de um ano já superou o Bnews que foi criado a mais de 10 anos atrás. Com 680 mil seguidores o Bnews agora foi superado pelo "Alô Juca" que já ultrapassou os 710 mil. Apesar das polêmicas, hoje o repórter é considerado pelo público baiano, "O melhor repórter da Bahia", frequentemente é possivel observar que sempre que Marcelo Castro lança uma exclusiva e o Bnews vem logo atrás uma chuva de comentários bem como "já vi no Juca", "Juca já saiu na frente", enaltecendo a agilidade do Instagram que mesmo não tendo metade da estrutura e investimento público do Bnews e grandes portais de mídia tem superado a audiência de todos eles na Bahia.

Após sofrer uma derrota no Instagram e com receio de perder uma boa fatia dos anunciantes, o Bnews lançou uma matéria afirmando que havia ultrapassado o Ibahia com "42 milhões de visualizações no canal do Youtube", porém em nenhum momento o portal se refere a sua "audiência". O total de visualizações são referentes ao somatório de todo período do canal criado desde 2015. Analisando melhor os números fica claro que o Bnews superou o IBahia pois tem aproximadamente 3 mil vídeos a mais do que o portal ligado a Tv Bahia, afiliada da Rede Globo, que apesar de ser mais antigo não tem tanta frequência de postagens como o Bnews. É importante observar que a audiência é medida não pelo total de "views", e sim pela média de visualizações por vídeo: neste quesito o Bnews perde feio para outros canais como o "Alô Juca" e a "Brado Rádio", isso porque se analisarmos somente o último mês de dezembro foram postados quase 100 vídeos no canal do Bnews e apenas 6 deles ultrapassaram a marca de "mil visualizações" sendo que o vídeo que alcançou o número máximo de visualizações no último mês chegou a 9,6 mil views não tendo nenhum que tenha ultrapassados as 10 mil visualizações. É possível identificar também que o canal tem vídeos com péssimas visualizações com apenas "13" expectadores. Comparando com o Alô Juca, dos últimos 100 vídeos publicados no último mês "praticamente todos" conseguiram ultrapassar a marca de mil views, com exceção de apenas 2 que ficaram entre 700 e 800 views. Ainda é possível observar que o vídeo mais assistido do canal com quase 500 mil views ocorreu há 2 meses, já os dois recentes vídeos mais populares do Bnews com 918 mil views e 430 mil views são de 5 meses atrás, o que mostra na verdade que o canal está perdendo audiência e só ganha mesmo em números totais devido a sua alta frequência de postagens. 

A Brado Rádio é líder absoluta em Audiência "Ao Vivo" da Bahia

Como a Brado Rádio não posta vídeos com frequência no feed não é possível comparar as métricas deste formato, porém podemos cravar que hoje o canal do Youtube da Brado Rádio é o veículo jornalístico da Bahia com Maior Audiência em seus programas "Ao Vivo" do Youtube na atualidade. Comparado as visualizações dos 20 últimos vídeos da aba "Ao vivo" dos Canais como Bnews, Ibahia, Alô Juca, Metro1, Jornal Correio, Bahia Notícias, Salvador FM, a Brado Rádio supera a audiência de todos eles, ficando em primeiro lugar absoluto neste critério. O canal da Brado também alcançou na última semana a incrível marca de 120 mil inscritos e já assume o posto do segundo canal mais seguido da Bahia dentre todos os veículos citados com exceção apenas do Bnews que tem 145 mil.

Confira o Ranking de audiência dos programas "Ao Vivo": 

Brado Rádio - 620 mil views
Alô Juca - 272 mil views
Metro1 - 19 mil views
Jornal Correio - 16 mil views
Bahia Notícias - 10 mil views
Bnews - 9 mil views
Salvador FM - 5 mil views
IBahia - 1 mil views

Os números podem ser ainda mais expressivos se somarmos as visualizações das outras plataformas e também a audiência na Rádio, já que em abril deste ano, a Brado Rádio chegou ao rádio FM, através de uma parceria com a rádio Ouro Negro 100,5 FM, que abrange dezenas de cidades da região metropolitana de Salvador. Com isso, o canal ampliou seu alcance e sua audiência, consolidando-se como líder isolada na Bahia no segmento jornalismo político. 

Segundo um recente levantamento, 62% dos ouvintes da Brado Rádio estão na Bahia, seguidos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Os "Bradistas", como são chamados os fãs do canal, acompanham a Brado Rádio pelas redes sociais e interagem com os apresentadores e comentaristas, que se tornaram referências de opinião e informação no seguimento.

Fonte: Youtube e Social Blade


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
R$ 1 bi em viagens: Lula pede mais viagens pelo Brasil e menos ao exterior
Para impulsionar o turismo regional, Lula incentivou a compra de aviões da Embraer, que são menores que das concorrentes como Airbus e Boeing
Carregando..