Fazendeiros são presos após morte de indígena a tiros na Bahia

Conflito aconteceu neste domingo (21), na zona rural de Potiraguá, no sul do estado.
Por: Brado Jornal 23.jan.2024 às 08h04
Fazendeiros são presos após morte de indígena a tiros na Bahia

Dois fazendeiros foram presos em flagrante suspeitos de matar a tiros uma indígena da etnia pataxó e da tentativa de homicídio contra um cacique neste domingo (21), na Terra Indígena Caramuru-Catarina Paraguassu, na zona rural do município de Potiraguá, no sul do estado.

A indígena que morreu foi identificada como Maria Fátima Muniz de Andrade e o cacique baleado como Nailton Muniz Pataxó. Ele foi atingido no rim e passou por cirurgia no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga, cidade a cerca de 69 km de Itapetinga.

Entre os feridos está uma mulher que teve o braço quebrado. Outras pessoas que se machucaram foram hospitalizadas, mas não correm risco de morte.

Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), informou que vai enviar uma comissão, liderada pela ministra Sonia Guajajara, ao local na segunda-feira (22).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a situação aconteceu durante a ação de um grupo intitulado Movimento Invasão Zero.

Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, a situação aconteceu por causa de disputa de terras entre indígenas e fazendeiros.

Ainda de acordo com o MPI, cerca de 200 ruralistas da região se organizaram através de um aplicativo de mensagens e convocaram os fazendeiros e comerciantes para recuperar por meios próprios, sem decisão judicial, a posse da Fazenda Inhuma, ocupada por indígenas no último sábado (20). Eles teriam cercado a área com dezenas de veículos.

Além dos fazendeiros que foram detidos, um indígena que portava uma arma artesanal também foi preso. Segundo a Polícia Militar, um ruralista foi ferido com uma flechada no braço, mas está estável.

Quatro armas de fogo encontradas com os fazendeiros foram apreendidas e encaminhadas para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

A Secretaria da Segurança Pública determinou o reforço, por tempo indeterminado, do patrulhamento ostensivo na região.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Alexandre de Moraes suspende prisão de Gilson Machado e impõe medidas cautelares
A operação apura a suposta tentativa de obtenção de um passaporte português para Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro
Governo Lula avalia possibilidade de prisão domiciliar para Bolsonaro em caso de condenação
O caso do ex-deputado Nelson Meurer, condenado na Lava Jato e falecido em 2020 após ter pedidos de prisão domiciliar negados, é lembrado como um episódio delicado para o STF
Defesa de Mauro Cid rejeita suspeitas de fuga e critica PGR após operação
A defesa de Cid esclareceu que a viagem da família – composta por sua esposa, filha, pais e sobrinha – foi motivada por uma celebração familiar e não tem ligação com o processo
Hugo Motta intensifica embates com governo Lula e STF após pressão de deputados
Outro ponto de tensão é a demora na liberação das emendas parlamentares, essenciais para que deputados destinem recursos às suas bases eleitorais
Autoridades italianas localizam Carla Zambelli, mas prisão depende de trâmites judiciais
Zambelli está foragida desde o início de junho, quando o ministro Alexandre Bastos Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STJ), determinou sua prisão
Carregando..