Bahia Exclusivo

Facções criminosas avançam pelo interior da Bahia

Até pequenas cidades do sertão, como Várzea Nova, já convivem com territórios dominados pelo crime organizado
Por: Lorran Lima 18.ago.2025 às 15h29
Facções criminosas avançam pelo interior da Bahia
Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil

Ao retornar a Várzea Nova, minha cidade natal no centro-norte da Bahia, depois de tanto tempo, me assustei com o que encontrei. Saí de Salvador para tentar fugir da insegurança, da violência e do medo que marcam a vida na capital. Mas, ao chegar ao sertão, esperava reencontrar a tranquilidade de antes, no entanto, me deparei com o mesmo cenário da capital: violência, medo e territórios controlados por facções criminosas.

A Bahia vive um cenário de insegurança sem precedentes. Se antes a violência era um retrato concentrado em Salvador, hoje ela se espalha pelo interior, atingindo até mesmo pequenas cidades. Em Várzea Nova, com cerca de 15 mil habitantes, já existem áreas onde moradores de determinados bairros não podem circular livremente, sob risco de represália. Um retrato assustador para quem conheceu essa terra marcada pela simplicidade e pela paz.

Esse avanço do crime organizado pelo interior não é um fenômeno isolado, mas resultado direto do abandono da segurança pública pelo Estado. São 20 anos de governos do PT, marcados pela falta de investimento em políticas efetivas de combate à criminalidade. O atual governador, Jerônimo Rodrigues, segue o mesmo roteiro de descaso, deixando a população entregue à própria sorte enquanto as facções se fortalecem.

O tráfico dita regras, delimita territórios e impõe uma ordem paralela que desafia o poder público. Em Várzea Nova, por exemplo, a simples travessia entre bairros já pode significar risco de vida. Em Salvador, a cada novo dia, surgem áreas dominadas por criminosos, transformando a cidade em um campo minado invisível, onde o cidadão precisa viver entre o medo e a resignação.

A verdade é que a Bahia foi tomada pelo crime. O estado se transformou em um laboratório do fracasso da segurança pública petista, onde o governo prefere maquiar números do que enfrentar o problema. Enquanto isso, o povo paga o preço: trancado em casa, refém da violência e sem perspectiva de um futuro seguro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Presidente da Câmara de Teixeira de Freitas confirma candidatura a deputado federal
Jonatas dos Santos (União Brasil) confirma pré-candidatura e planeja lançamento oficial ao lado de ACM Neto
Rui Costa critica oposição por negar avanços e obras na Bahia
O ex-governador e pré-candidato ao Senado, Rui Costa (PT), afirmou que o grupo político ao qual pertence forma uma equipe focada em resultados concretos, enquanto a oposição se limita a produzir vídeos contestando fatos evidentes.
Jerônimo Rodrigues lamenta eliminação do Brasil na Copa do Mundo e projeta sede baiana para competição feminina em 2027
Governador da Bahia manifesta nas redes sociais após derrota por 2 a 1 para a Noruega e reforça expectativa para o torneio feminino
Deputados da Bahia já gastaram mais de R$ 206 mil em viagens ao exterior neste ano
Levantamento revela que parlamentares baianos usaram recursos públicos para missões internacionais em vários países, com Cláudio Cajado liderando os gastos
TSE pode aplicar a condenação mais dura da história por violência política de gênero em caso da Bahia
Ministra Estela Aranha vota por manter pena de vereador de Camaçari; julgamento pode criar precedente nacional
Carregando..