“Nossa visão não pode ser meramente fiscal ou monetária”, diz Rogério Marinho

Ministro do Desenvolvimento Regional defendeu "acessibilidade social" como contraponto em evento jurídico em Lisboa
Por: Brado Jornal 16.nov.2021 às 11h44
“Nossa visão não pode ser meramente fiscal ou monetária”, diz Rogério Marinho

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, defendeu que a visão do Brasil “não pode ser meramente fiscal ou monetária” em contraponto a desafios para a “acessibilidade social” no país. A declaração foi feita no IX Fórum Jurídico de Lisboa nesta terça-feira (16).

“Nosso desafio é entendermos essa situação, nos adequarmos a ela entendendo que o nosso Brasil é um país que não se resume apenas aos investidores, àqueles que estão apenas com o capital. Nós somos um país desigual”, afirmou Marinho.

“Nossa visão necessariamente não pode ser meramente fiscal ou meramente monetária. Temos que ter acessibilidade social, como este governo teve”, defendeu.

O ministro participa do fórum junto com outros membros do governo federal, do Legislativo, do Supremo Tribunal Federal e de entidades jurídicas brasileiras.

No mesmo evento, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que seria interessante que o Brasil acenasse com “algum corte de gastos” para estabelecer uma credibilidade sólida diante do mercado internacional.

“Eu entendo a dificuldade e entendo que o mundo político gera suas limitações nesse sentido. Mas o fato é o seguinte: o que a gente tem que olhar para frente é o que vai equilibrar a percepção no futuro, independente do que está acontecendo no curto prazo”, disse o presidente do BC.

Marinho, por outro lado, afirmou que sua trajetória política de mais de 30 anos fez com que ele tentasse construir “consenso” ao longo do tempo, e que, em breve, “todos os modelos paramétricos do ponto de vista da economia vão ser redesenhados”.

“Os pacotes econômicos que estão existindo no mundo não vão cessar agora. Então essa crise de oferta ou de excesso de liquidez vai continuar e talvez ficar mais forte ainda”, disse. “Somos um país complexo. Um país com muitos desafios a serem vencidos ainda”, complementou.

Para Marinho, “não se governa um povo ou um país apenas levando-se em consideração o pensamento daqueles que têm o poder econômico”. O ministro também ressaltou que, em sua visão, o papel do governo “é diminuir desigualdades regionais”.

“Eu lhes asseguro que nós estamos extremamente convencidos de que o caminho é este: colocar o governo a serviço das populações que mais precisam”, disse. “É ter responsabilidade fiscal, responsabilidade monetária, mas, sobretudo, responsabilidade social”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Renan Bolsonaro vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica
De acordo com as investigações, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro teria forjado resultados financeiros de sua empresa Bolsonaro Jr. Eventos e Mídia para obter empréstimo no banco Santander
PSOL quer cassar vereador que organizou homenagem a Michelle Bolsonaro no Theatro Municipal
Segundo denúncia, o vereador Rinaldi Digilio (União Brasil) violou decisão judicial ao manter a entrega do título de cidadã paulistana à Michelle Bolsonaro (PL) no Theatro Municipal de São Paulo
Milei anuncia corte de 70 mil servidores públicos na Argentina
Até o final do mês, 15 mil serão demitidos; congelamento de obras públicas e o encerramento de mais de 200 mil planos de assistência social visam alcançar o equilíbrio fiscal este ano
Professores da UFSC se revoltam com Lula e declaram greve: "esqueceu de quem lutou contra o fascismo
Os docentes declararam que fizeram são lulistas e fizeram campanha para o petista mas foram abandonados
Macron afirmou que acordo Mercosul - UE 'é um péssimo acordo'
Durante o Fórum Econômico Brasil-França, presidente da França defendeu que é possível, no entanto, reconstruí-lo
Carregando..