Janja tentou vetar jornalistas em coquetel no Itamaraty

Mulher de Lula não queria 'constranger' os convidados
Por: Brado Jornal 02.jan.2023 às 17h00
Janja tentou vetar jornalistas em coquetel no Itamaraty
Foto: Sergio Lima / AFP

A primeira-dama Janja tentou barrar a entrada de jornalistas no tradicional coquetel no Palácio do Itamaraty, que ocorre depois da posse presidencial. Isso porque a mulher de Lula não queria “constranger” os convidados.

Petistas e aliados incomodaram-se com a atitude, informou o site Poder360 nesta segunda-feira, 2. Dessa forma, a petista recuou e permitiu a presença dos profissionais de imprensa. Cerca de 30 jornalistas compareceram. Janja, contudo, quis aprovar quais nomes poderiam estar no local.

O Palácio do Itamaraty recebeu 65 delegações, compostas de chefes de Estado, chefes de governo e ministros. Os primeiros a chegar foram os presidentes da Alemanha, da Argentina, de Portugal e de Angola.

As lideranças de esquerda da América Latina, como os presidentes da Argentina, Alberto Fernandéz; do Chile, Gabriel Boric; e da Colômbia, Gustavo Petro, também estiveram presentes.

Comitivas de oito países saíram antes da chegada de Lula, que atrasou uma hora e meia, porque estava assinando a nomeação de ministros no Palácio do Planalto. Portugal, Alemanha, Argélia, Angola, Nicarágua, Cabo Verde, Argentina, Ucrânia e parte da delegação dos EUA não esperaram o chefe do Executivo.

A primeira-dama tem o hábito de participar da vida política de Lula e interferiu em várias decisões, gerando desconforto em aliados. Ela foi coordenadora do grupo que planejou as cerimônias da posse presidencial e centralizou as decisões, causando embaraços com outros envolvidos na organização.

Foi relatado por diversos presentes falta de água, banheiros químicos insuficientes, lixeiras e falta de acessibilidade para portadores de necessidades especiais



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Cachorro morre após falha no transporte aéreo da Gol
Caso aconteceu nesta segunda-feira (22)
AGU pede investigação do ‘Twitter Files’ no Brasil
A AGU sustenta que o Twitter Files Brasil atrapalhou processos em andamento; na foto, o prédio do órgão em Brasília (DF)
CCJ da Câmara dá aval a projeto que autoriza estados a legislarem sobre posse e porte de armas
Atualmente, a Polícia Federal é a responsável por cuidar do tema em todo território nacional
Google proíbe impulsionamento de conteúdo político para eleições de 2024
Nova regra foi tomada devido à resolução do TSE sobre publicidade de candidatos e partidos nas eleições municipais
Porsche que causou acidente estava a mais de 150 km/h, diz laud
O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, dirigia o veículo da marca Porsche a 156 km/h, instantes antes de se envolver em um acidente que matou o motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, em 31 de março, na Zona Leste de São Paulo. A velocidade máxima permitida na via é de 50 km/h. A informação sobre a velocidade do veículo, que estava três vezes acima do limite, foi confirmada pelo Ministério Público de São Paulo, que complementou dizendo que foi solicitada uma perícia scanner em 3D “para elucidar o acidente com detalhes”, segundo a nota. Na manhã desta terça-feira, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que os policiais envolvidos na abordagem ao jovem logo após o acidente serão responsabilizados por falha de procedimento.
Carregando..