Governo prorroga uso da Força Nacional no DF

Medida foi publicada nesta segunda-feira, 23, no Diário Oficial da União
Por: Brado Jornal 23.jan.2023 às 15h59
Governo prorroga uso da Força Nacional no DF
Foto: Léo Oliveira

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prorrogou o uso da Força Nacional em Brasília por mais 15 dias, até 4 de fevereiro. A portaria, assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi publicada na edição desta segunda-feira, 23, no Diário Oficial da União, mas estava valendo desde sexta-feira 20.

Conforme a portaria, a Força Nacional vai “auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília, em caráter episódico e planejado, no período de 20 de janeiro a 4 de fevereiro de 2023”.

O uso da Força Nacional em Brasília foi autorizado em 7 de janeiro, um dia antes da invasão e da depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes. Em 8 de janeiro, manifestantes entraram no Supremo Tribunal Federal (STF), no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional.

Ao todo, cerca de 1,4 mil pessoas foram presas por envolvimento nos atos e inquéritos foram instaurados para apurar omissões e falhas na segurança. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi afastado, e o então secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, que estava nos Estados Unidos em 8 de janeiro, está preso.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Porsche que causou acidente estava a mais de 150 km/h, diz laud
O empresário Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, dirigia o veículo da marca Porsche a 156 km/h, instantes antes de se envolver em um acidente que matou o motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, em 31 de março, na Zona Leste de São Paulo. A velocidade máxima permitida na via é de 50 km/h. A informação sobre a velocidade do veículo, que estava três vezes acima do limite, foi confirmada pelo Ministério Público de São Paulo, que complementou dizendo que foi solicitada uma perícia scanner em 3D “para elucidar o acidente com detalhes”, segundo a nota. Na manhã desta terça-feira, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que os policiais envolvidos na abordagem ao jovem logo após o acidente serão responsabilizados por falha de procedimento.
Hackers tentaram desviar R$ 3,5 milhões de sistema do governo
Levantamentos preliminares apontam o comprometimento de ao menos 17 senhas em esquema criminoso
Cachorro morre após falha no transporte aéreo da Gol
Caso aconteceu nesta segunda-feira (22)
AGU pede investigação do ‘Twitter Files’ no Brasil
A AGU sustenta que o Twitter Files Brasil atrapalhou processos em andamento; na foto, o prédio do órgão em Brasília (DF)
Carregando..