Damares diz que teve paralisia facial devido à herpes-zóster

Senadora chegou a ser internada para iniciar tratamento após ter infecção ser diagnosticada no ouvido: ‘Caso raro’; doença é causada pelo vírus Varicela-Zóster, o mesmo da catapora
Por: Brado Jornal 07.mar.2023 às 14h34
Damares diz que teve paralisia facial devido à herpes-zóster
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) informou nesta terça-feira, 7, que ficou internada alguns dias devido a uma paralisia facial causada por herpes-zóster, também conhecida como cobreiro. Em publicação nas redes sociais, a ex-ministra afirmou que há cerca de três semanas foi acometida pela doença, causada pela reativação do vírus Varicela-Zóster (VVZ), também causador da catapora, e iniciou tratamento para “amenizar a situação”. “Minha infecção ocorreu no ouvido, caso raro, e causou uma paralisia facial”, escreveu Damares Alves, que disse estar “bem e trabalhando”, mas admitiu constrangimento pela paralisia: “Nem preciso explicar o quanto é constrangedor par uma mulher passar por isso, por isso fico triste com a falta de empatia”, mencionou, após ser alvo de piadas sobre o uso de máscaras nas dependência do Senado Federal. A senadora fez uso do item de proteção durante sessões na Casa Legislativa nas últimas semanas.

“Se você teve catapora na infância, como eu, saiba que o vírus já está em você”, finaliza Damares Alves nas redes sociais. Apesar de ser o mesmo vírus, a herpes e a catapora não são a mesma doenaça. Segundo o Ministério da Saúde, o quadro clínico do herpes-zóster inclui sintomas como dores nos nervos, parestesias, ardor e coceiras, febre, dor de cabeça e mal-estar. A prevenção é feita pela vacinação, “indicada pela Sociedade Brasileira de Imunizações para pessoas com mais de 50 anos, sendo recomendado de rotina para pessoas acima de 60 anos”; isolamento; lavar as mãos após tocar nas lesões; desinfecção; e imunoprofilaxia em surtos de ambiente hospitalar.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vorcaro questionou pastor Valadão sobre alinhamento de Nikolas Ferreira após críticas a evento em Londres
Banqueiro pediu ao líder da Igreja Batista da Lagoinha que cobrasse do deputado se estavam “do mesmo lado” ou “um contra o outro”; mensagens também registram que Vorcaro afirmou ter bancado voos do parlamentar
Pesquisa da Atlasintel coloca ACM Neto à frente na disputa pelo governo da Bahia
Os percentuais registrados são os seguintes: Acm Neto, 48,8%; Jerônimo Rodrigues, 47,5%; Ronaldo Mansur (Psol), 1,1%; Prof. Aroldo (UP), 0,1%; Ariel Capistrano (DC), 0%. Votos em branco somam 1,6% e indecisos, 0,9%.
Carregando..