Juiz do ES fará parte do gabinete de Flávio Dino no STF

Américo Bedê Freire Júnior, titular da 2º Vara Federal Criminal em Vitória, será juiz auxiliar do novo ministro, segundo informações apuradas pelo portal UOL
Por: Brado Jornal 20.fev.2024 às 14h40 - Atualizado: 20.fev.2024 às 12h02
Juiz do ES fará parte do gabinete de Flávio Dino no STF
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ex-ministro da Justiça Flávio Dino assume a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira (22). Nos dias que antecedem a posse, o senador pelo Maranhão, que se despede do Congresso nesta quarta (21), começa a montar a equipe com quem vai trabalhar na Corte. Entre os nomes cotados, está de um juiz federal do Espírito Santo.

Um dos três juízes auxiliares que vão atuar no gabinete de Dino é Américo Bedê Freire Júnior, que já ocupou o mesmo cargo na Corte entre 2020 e 2021. Bedê é titular da 2º Vara Federal Criminal em Vitória e, no ano passado, tomou posse como membro substituto do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES).

Durante anos, Bedê comandou o quadro Me Explica Direito na CBN Vitória, em que descomplica as questões jurídicas constitucionais e penais.


ENTRAR NO GRUPO

Os outros dois cotados para o posto de juiz auxiliar são do Maranhão, estado onde Dino nasceu e que governou de 2015 a 2022: os juízes estaduais Anderson Sobral e Amanda Thomé. As informações são da coluna de Carolina Brígido, do portal UOL.

A reportagem entrou em contato com Américo Bedê para confirmar o convite, mas o juiz informou que não poderia conceder entrevistas.


Américo Bedê é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, mestre em Direitos e Garantias Fundamentais, doutor em Direitos e Garantias Fundamentais pela FDV e pós-doutor pela Universidad Las Palmas Gran Canaria- Espanha. Atualmente, é professor titular do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da FDV. Já foi promotor de Justiça no Maranhão e procurador da Fazenda Nacional.

Flávio Dino vai ocupar a vaga no STF aberta após a aposentadoria da ex-ministra Rosa Weber. Ele foi aprovado em votações secretas tanto na Comissão de Constituição e Justiça quanto no Plenário do Senado. Com a ida de Dino para o STF, Ana Paula Lobato (PSB-MA) assume a vaga no Senado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Em 5 meses, ministro da CGU recebeu 6 visitas de empresas ligadas ao seu escritório
Escritório de advocacia, do qual o ministro é sócio, está sob responsabilidade da namorada. Controladoria alega que “não houve conflitos”
Em abertura de congresso de sustentabilidade, Bruno Reis anuncia novas leis ambientais e cita avanços de Salvador
O evento é realizado pela Associação Comercial da Bahia de Sustentabilidade e pelo Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade
Morre narrador Silvio Luiz, aos 89 anos
Ele estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o dia 8 de maio
Importados terão ‘maior taxa do mundo’, de 92%, com mudança na tributação, diz AliExpress
Segundo a empresa, mudança terá impacto principalmente na população mais pobre, que usa as plataformas de e-commerce internacional para ‘acessar uma rica variedade de bens a preços acessíveis’
Após responsabilizar o Congresso por enchentes no RS, Anitta se reunirá com Pacheco
Cantora afirma que o convite partiu do presidente do Senado
“Números apresentados são tímidos, mas já é uma evolução”, diz Capitão Alden sobre dados divulgados pela SSP-BA
Deputado reforça que após suas interações com o órgão e mudança de foco os indicadores positivos passaram a surgir
Carregando..