Unifesp aprova cotas para pessoas trans

É a 10ª faculdade brasileira a adotar a medida
Por: Brado Jornal 20.set.2024 às 12h27
Unifesp aprova cotas para pessoas trans

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) terá uma cota de vagas para pessoas trans e travestis em seus cursos de graduação e programas de pós-graduação nos próximos anos. De acordo com uma resolução aprovada pela instituição, 2% das vagas oferecidas para a graduação no processo seletivo de cada curso e turno serão reservadas para pessoas trans.

Já no caso da reserva para a pós-graduação, 30% das vagas ficarão com as ações afirmativas, sendo fracionadas em 50% delas para pessoas negras e quilombolas e os outros 50% para indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.

A Unifesp ressaltou, porém, que os candidatos terão que passar por procedimento de validação de sua autodeclaração por meio da análise de bancas de heteroidentificação para comprovar que são pessoas trans. A medida faz com que a instituição seja a décima universidade federal do país a reservar vagas para essa parcela da população.

A universidade também destacou que os percentuais de vagas determinados para as cotas deverão ser avaliados e, se for o caso, revistos a cada três anos, “de forma a ajustar o valor para garantir o acesso efetivo de estudantes trans à universidade”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio Bolsonaro tem 52% e Lula 48%
Levantamento da Real Time Big Data aponta empate técnico na disputa presidencial, com os dois candidatos estáveis
Floriano impede Nunes Marques de suspender canal Exército do Lula
Ministro do TSE atende pedido da campanha do PT e determina que Meta cumpra a decisão mesmo diante de ordens administrativas contrárias
Professora é encontrada morta dentro de sacola em mata de Faxinal dos Guedes
Homem com quem mantinha relacionamento confessa asfixia após buscas; corpo estava enrolado em manta a cerca de oito quilômetros do apartamento
TSE nega ter determinado retirada de canais do WhatsApp e cobra isonomia das plataformas
Corte afirma que ilações a partir de despachos são indevidas e pede tratamento igualitário entre campanhas no segundo turno
TSE acumula mais de 800 ações na eleição
Disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro eleva o volume de processos e exige decisões sobre WhatsApp e inteligência artificial
Datafolha mostra Flávio e Lula empatados com 50% dos votos válidos a três dias da eleição
Nos votos totais, senador tem 47% e presidente, 46%; diferença caiu em relação à rodada da semana passada
Carregando..