O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, em encontro no Palácio do Planalto em 4 de dezembro de 2024, antes da eclosão do escândalo de fraudes financeiras que levou à liquidação extrajudicial da instituição pelo Banco Central em novembro de 2025.
O encontro, que não constou na agenda oficial divulgada pela Presidência, foi intermediado pelo ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Vorcaro chegou acompanhado de Augusto Lima, então CEO e ex-sócio do banco, inicialmente para uma conversa com Marco Aurélio Santana Ribeiro (conhecido como Marcola), chefe de gabinete de Lula. Após o despacho inicial, Mantega solicitou audiência direta com o presidente, que os recebeu em seu gabinete.
Participaram também os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), além de Gabriel Galípolo, à época diretor do Banco Central (hoje seu presidente). Durante a reunião, Vorcaro expressou preocupações sobre a elevada concentração no setor bancário brasileiro e supostas dificuldades enfrentadas pelo Master em razão disso. Lula orientou que o tema fosse avaliado de forma técnica pela autoridade monetária, direcionando Galípolo a analisar o assunto.
A informação foi inicialmente revelada pelo colunista Lauro Jardim (O Globo) em março de 2025, ganhou detalhes no portal Metrópoles e foi confirmada por veículos como Folha de S.Paulo, UOL, Valor Econômico e outros.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...