Ala política do STF teme delação de Vorcaro durante julgamento da prisão

Segunda Turma analisa referendo à decisão de Mendonça com atenção redobrada de parlamentares
Por: Brado Jornal 13.mar.2026 às 10h18
Ala política do STF teme delação de Vorcaro durante julgamento da prisão
Divulgação / STF
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou, nesta sexta-feira (13 de março), o julgamento virtual para decidir se mantém a prisão preventiva de Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, ordenada pelo ministro André Mendonça no dia 4 de março. O banqueiro, que está detido na Penitenciária Federal de Brasília, havia sido beneficiado com prisão domiciliar desde novembro do ano passado.

O caso envolve supostas fraudes financeiras no Banco Master, instituição liquidada pelo Banco Central após irregularidades em CDBs que totalizaram cerca de R$ 12 bilhões, em violação às normas do sistema financeiro. A prisão foi decretada por risco de obstrução às investigações, e agora depende do referendo dos ministros André Mendonça (relator), Gilmar Mendes, Luiz Fux e Kassio Nunes Marques, Dias Toffoli se declarou suspeito por ter sido relator anterior do processo.

Parlamentares de variados grupos políticos acompanham o processo com grande apreensão, especialmente pelo temor de que Vorcaro feche uma delação premiada com o Ministério Público Federal. Tal colaboração poderia implicar figuras do Congresso e de outros Poderes. Nos bastidores, há quem aposte em um empate na votação, o que, segundo o regimento do STF, tenderia a favorecer o investigado com a decisão mais favorável.

Alguns deputados e senadores acreditam que as normas da Corte podem resultar na volta de Vorcaro à prisão domiciliar ou até na soltura, aliviando o regime mais rigoroso. Por outro lado, integrantes da base do governo Lula (PT) e da CPMI do INSS expressam preocupação de que uma eventual liberação dificulte as apurações, permitindo interferência em provas ou testemunhas. O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), defendeu a manutenção da prisão, afirmando que não seria razoável permitir que o acusado de comandar a maior fraude da história do sistema financeiro retorne ao regime domiciliar.

O episódio ocorreu na terceira fase da Operação Compliance Zero, que incluiu buscas, prisões preventivas (inclusive de parentes e associados de Vorcaro) e bloqueio de bens avaliados em R$ 22 bilhões.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Alexandre de Moraes pede para Fachin decidir relator de investigação sobre filme ‘Dark Horse’
Ministro encaminha pedido de apuração ao presidente do STF após manifestação da PGR
Thiago Brennand vai se casar com a própria advogada Karina Kufa de dentro da prisão
Cerimônia está marcada para o dia 2 de julho e será realizada por procuração
Rodovias baianas registram fluxo elevado durante as Festas Juninas
Projeções para o período de 19 a 25 de junho apontam mais de 740 mil veículos nas principais estradas do estado; operações de fiscalização e monitoramento reforçadas nas BRs e sistemas estaduais
Justiça determina que governo da Bahia garanta hemodiálise a paciente com 7% dos rins funcionando
Decisão concede tutela de urgência e dá prazo de 48 horas para transferência e inclusão em clínica especializada
Lideranças indígenas do Baixo Tapajós ligadas ao PSOL protocolam representação no MPF contra Renan Santos
Pré-candidato à Presidência pelo partido Missão é acusado de "racismo e disseminação de desinformação" após declarações feitas em Santarém (PA)
Carregando..