Pela 1ª vez, as 5 economias da América Latina serão de esquerda

A vitória de Lula vai colocar o Brasil ao lado de México, Argentina, Chile e Colômbia
Por: Brado Jornal 01.nov.2022 às 15h55
Pela 1ª vez, as 5 economias da América Latina serão de esquerda
Foto: Estebano Collazo

Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela primeira vez na história, as cinco principais economias latino-americanas serão comandadas simultaneamente por governos de esquerda.

O Brasil é a maior economia regional, seguida pelo México, de Andrés Manuel López Obrador. A Argentina elegeu em 2019 o peronista Alberto Fernández.

O esquerdista Gabriel Boric chegou neste ano ao poder no Chile, a quarta economia regional. O quinto lugar é ocupado pela Colômbia, de Gustavo Petro, que tomou posse em agosto.

“A época em que teve mais governos de esquerda foi 2011, salvo o Chile e a Colômbia, todo o restante tinha a bandeira vermelha. Não enxergo que seja uma questão de ganho da esquerda sobre a direita, eu observo que é um ganho da oposição em resposta ao governante”, avaliou o jornalista Gustavo Segré.

Os quatro vizinhos estiveram entre os primeiros a parabenizar Lula, com Petro se pronunciando antes mesmo de o resultado ser confirmado, ao publicar um “Viva Lula”.

Em seu primeiro discurso após o resultado, Lula disse que escuta de líderes internacionais que “o mundo sente falta” de um Brasil que trabalhou pela “integração da América do Sul, da América Latina e do Caribe”. Ele prometeu restabelecer alianças com esses países.

Fora isso, ainda há as ditaduras que Lula evita condenar, em Cuba (Miguel Díaz Canel), Nicarágua (Daniel Ortega) e Venezuela (Nicolás Maduro). “Eu considero um erro do Lula de não se manifestar contra as ditaduras, talvez por uma questão de amizade ou ideológica”, comentou o jornalista Gustavo Segré.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PL vai acionar TSE pela cassação de Moro
O senador havia sido alvo de acusações de abuso de poder econômico, caixa dois e manipulação dos meios de comunicação durante as eleições de 2022
Mais de 120 adolescentes estão sendo capacitados pela FCM em novas turmas do programa de Jovem Aprendiz
A presidente da reiterou o objetivo da Fundação em seguir projetando jovens para um futuro no mercado de trabalho
Carregando..