Prévia da inflação sobe em dezembro e fecha 2022 em 5,9%

Alta foi causada principalmente pela pressão dos preços dos alimentos
Por: Brado Jornal 23.dez.2022 às 13h15
Prévia da inflação sobe em dezembro e fecha 2022 em 5,9%
Alimentos e transportes foram os grupos que mais impactaram a inflação | Foto: Reprodução

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação do mês, ficou em 0,52% em dezembro, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, 23, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ). Em novembro, o índice foi de 0,53%. Com o resultado deste mês, o IPCA-15 fechou o ano com alta acumulada de 5,9%.

O índice está levemente acima das projeções de mercado para a inflação oficial do país, que estão em 5,76%, segundo o último Boletim Focus. O IPCA cheio do ano será divulgado em janeiro pelo IBGE.

Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados para calcular a prévia da inflação, sete tiveram alta em dezembro. Transportes subiram e  alimentação e bebidas foram os itens responsáveis pelo maior impacto no mês. O grupo dos Transportes, que inclui combustíveis, acelerou de novembro de 0,49% em novembro para 0,85% em dezembro devido, principalmente, à alta nos preços das passagens aéreas (0,47%), que haviam recuado quase 10% no mês anterior.

Os preços dos combustíveis seguiram em alta, de 1,79%, embora o resultado tenha ficado abaixo do observado em novembro, que foi de 2,04%. No ano, a maior pressão foi do grupo dos alimentos, com alta de 11,96%. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..