Haddad contraria embaixador argentino e nega criação de moeda única

Ministro da Fazenda irritou-se com pergunta de jornalistas
Por: Brado Jornal 05.jan.2023 às 16h12
Haddad contraria embaixador argentino e nega criação de moeda única
Foto: Ueslei Marcelino

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou que tenha discutido a possibilidade de criar uma “moeda única” para o Mercosul. O petista foi interpelado por jornalistas sobre o tema, depois do fim da cerimônia de posse da nova ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Haddad disse à imprensa que “não existe moeda única e não existe essa proposta”. Visivelmente irritado, pediu aos jornalistas para “se informarem primeiro”.

A fala de Haddad contraria uma declaração de Daniel Scioli, embaixador da Argentina no Brasil, após encontro com o petista. Scioli garantiu que Haddad firmou “compromisso muito real com o objetivo da moeda única”, e que os dois países iriam “trabalhar para criá-la”.

Conforme noticiou Oeste, ambos se reuniram na terça-feira 3, para discussão da parceria econômica entre os países, como o financiamento do gasoduto Néstor Kirchner, de 600 quilômetros, na província de Santa Fé. A Argentina alega que o Brasil assegurou R$ 4 bilhões em empréstimos, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que financiarão a obra.

Scioli ressaltou que o objetivo da medida é “fortalecer o intercâmbio comercial no bloco e ampliar a união latino-americana”. As nações participantes não teriam que abandonar suas próprias moedas, como na União Europeia, mas a “moeda única” seria uma maneira de nivelar as transações comerciais, sem usar o dólar.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PGR pede que Bolsonaro continue inelegível no caso dos embaixadores
Órgão entendeu que decisão do TSE comprovou desvio de finalidade em reunião realizada pelo então presidente com embaixadores
Evento em Londres barra imprensa; “Nem a pau”, diz Moraes ao negar entrevista
Ministros do STF estiveram presentes no 1º Fórum Jurídico – Brasil de Ideias
Lula critica orçamento da Embrapa e cobra Haddad: 'falou bonito, mas não de dinheiro'
Presidente disse ser 'irresponsabilidade' faltar R$ 1 mi para um estudo do órgão
Carregando..