Dólar começa semana em alta

Lula ataca Banco Central em posse de Mercadante no BNDES
Por: Brado Jornal 07.fev.2023 às 05h57
Dólar começa semana em alta
Moeda norte-americana sobe na B3 | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O dólar comercial abriu a semana em alta, cotado a R$ 5,17. A valorização da moeda norte-americana no pregão nesta segunda-feira, 6, bateu 0,5%. Ao mesmo tempo o Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores do Brasil (B3), terminou as negociações praticamente estável, ainda em pouco menos de 109 mil pontos.


No mesmo dia da alta do dólar, Aloizio Mercadante tomou posse na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Presente no evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar a política monetária do Banco Central.


De acordo com o petista, não existem motivos para a atual taxa de juros estabelecida pela autoridade monetária: 13,75%. Lula disse ainda que as justificativas dadas pelo Comitê de Política Econômica (Copom) do banco para o patamar atual são uma “vergonha”.


Contudo, entre os fatores para elevar os juros, o Copom alegou a persistência das “pressões inflacionárias globais” e a “elevada incerteza sobre o futuro do arcabouço fiscal do país”. As duas questões estão em linha com as preocupações dos investidores.


No cenário internacional, houve a valorização do petróleo tanto para o óleo cru quanto para o barril. Esses resultados colaboraram positivamente para o desempenho do Ibovespa. Cerca de 12% das ações do indicador estão ligadas ao setor.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Homens assaltam joalheria no Shopping Paralela
Roubo ocorreu na noite desta quarta-feira (24)
Carregando..