Petrobras vai revisar plano estratégico no final do ano, diz gerente

Maurício Tolmasquim afirmou que a descarbonização dos produtos da empresa está entre os temas que devem ganhar espaço
Por: Brado Jornal 19.abr.2023 às 10h52
Petrobras vai revisar plano estratégico no final do ano, diz gerente

Maurício Tolmasquim, atual gerente executivo de Estratégia da Petrobras, afirmou que a estatal começou a revisão do plano estratégico quinquenal e vai divulgar no final deste ano o novo planejamento para o período 2024-2028, seguindo os moldes das últimas revisões. Ele falou sobre o tema em evento no Instituto Brasileiro do Petróleo e do Gás (IBP) nesta terça (18). Tolmasquim foi indicado para a diretoria de Transição Energética e Energias Renováveis, nova área criada na empresa, mas que ainda necessita do aval conselho de administração para ser implantada oficialmente.

De acordo com o gerente, a elaboração do novo plano ainda está em fase inicial. Ele também disse que a transição energética “não era prioridade” para a Petrobras e que a estatal “está atrasada” em relação às emissões de escopo 3, que envolvem os produtos oferecidos ao mercado. Durante o evento, Tolmasquim mencionou que a descarbonização dos produtos da empresa está entre os temas que devem ganhar espaço no novo plano.

“Sem dúvida o petróleo ainda vai gerar renda durante algum tempo para a Petrobras, mas isso não significa que a empresa deva olhar só para isso. É necessário diversificar o portfólio, as atividades, porque é inelutável que a longo prazo a demanda de petróleo no mundo caia e a Petrobras tem que estar preparada para essa nova realidade”, disse o executivo.

O plano estratégico 2023-2027 da estatal definiu como áreas prioritárias a serem estudadas na transição energética os segmentos de eólicas offshore, hidrogênio, biorrefino e captura de carbono. A única área dessas que teve valores de investimento definidos foi o biorrefino, com a estimativa de um aporte de US$ 600 milhões até 2027.

A reformulação do conselho de administração, encarregado de revisar o plano, ainda está em curso e só deve ser finalizada no dia 27 de abril, quando os acionistas vão decidir qual será o novo conselho da Petrobras.

A estatal também tem defendido a revisão do acordo no Cade para a venda de refinarias e traçado planos de investimentos em biorrefino em unidades colocadas à venda durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). “Nós respeitamos as alegações do Cade, mas temos agora que nos defender, tanto no caso dos combustíveis, que nos obrigaram a vender refinarias, a nosso ver indevidamente, sem a defesa à altura que o caso merecia, como na questão do gás”, afirmou o presidente da estatal, Jean Paul Prates (PT), a jornalistas após evento na Fiesp nessa semana.

Além disso, a Petrobras esclareceu ao mercado que buscará “construir em conjunto com o Cade uma solução para conciliar os compromissos assumidos anteriormente com as novas propostas a serem consideradas no planejamento estratégico”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senado vai recorrer contra decisão do STF que suspende desoneração da folha
Pacheco ressaltou que premissa da AGU - que havia pedido ao Supremo que fosse declarada inconstitucional da desoneração - não é verdadeira
Guarda Municipal completa um ano de atuação no Distrito Centro Histórico-Comércio
s iniciativas visam desestimular e prevenir ações criminosas de qualquer natureza, transmitindo uma sensação de segurança e prestando auxílio à população
Anderson Leonardo, cantor do Molejo morre aos 51 anos
Ele estava internado e seu quadro vinha piorando desde domingo (21)
Carregando..