Haddad afirma que aumento dos juros pode ser a solução para controlar a inflação

Ministro destaca que os preços devem refletir mudanças na economia nos próximos meses e fala sobre a correção de distorções fiscais
Por: Brado Jornal 07.fev.2025 às 10h35
Haddad afirma que aumento dos juros pode ser a solução para controlar a inflação
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo está empenhado em trazer o dólar para um “patamar mais adequado”, o que impactará os preços praticados no país nas “próximas semanas”. Em entrevista à rádio Cidade FM 99.7, de Caruaru (PE), ele ressaltou que, para controlar a inflação, é necessário ter sabedoria na condução da política monetária, que pode incluir o aumento da taxa de juros, como foi feito em janeiro, quando o Banco Central elevou a Selic para 13,25% ao ano.

Haddad também defendeu a necessidade de correções fiscais que já foram feitas, como o ajuste no déficit público, que, segundo ele, foi de quase R$ 2 trilhões nos governos anteriores. O ministro criticou o favorecimento de empresários ricos, especialmente no que se refere a isenções fiscais, e afirmou que o atual governo está corrigindo essas distorções.

Em relação à alta do dólar, Haddad associou a valorização da moeda americana à eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e afirmou que a queda do dólar frente ao real refletirá em uma redução nos preços de alimentos e combustíveis, embora tenha lembrado que o Brasil importa gasolina e diesel.

Sobre a privatização das refinarias, o ministro disse que isso gerou lucros para quem as comprou, mas, mesmo assim, os preços de combustíveis estão mais baixos do que dois anos atrás. Ele também comentou sobre a criação de novos impostos, como a taxação sobre mercadorias importadas de até U$ 50, destacando a ação do governo contra o contrabando, uma prática que, segundo ele, foi estimulada no governo Bolsonaro e que agora está sendo combatida com a colaboração dos governadores.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Banqueiro Augusto Lima, preso em operação da PF, e esposa Flávia Arruda foram homenageados na Alba por deputado do PL baiano
Em novembro de 2023, Augusto Ferreira Lima e sua esposa, Flávia Arruda (ex-deputada federal e ex-ministra da Secretaria de Governo no governo Jair Bolsonaro), foram homenageados na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Banco Master após nova tentativa de venda
Prisão de Daniel Vorcaro e rejeição a propostas de compra aceleraram intervenção do BC
Tesoureiro Alberto Félix e o banqueiro Augusto Lima também foram detidos em São Paulo
PF prende dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e dois ex-sócios em operação nesta terça-feira
Carregando..