Wallace é suspenso pelo COB

Jogador está proibido de participar de campeonatos organizados pelo COB, pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) ou treinar com a seleção brasileira
Por: Brado Jornal 03.fev.2023 às 16h43 - Atualizado: 03.fev.2023 às 16h44
Wallace é suspenso pelo COB

O Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) suspendeu o jogador de vôlei Wallace, do Cruzeiro, preventivamente até o fim do processo aberto depois de uma postagem em rede social. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 3, pelo relator do caso, Ney Bello.

Com isso, Wallace fica proibido de participar de qualquer atividade relacionada ao COB e às suas afiliadas. Na prática, está impedido de jogar, já que a Confederação Brasileira de Vôlei é subordinada ao COB.

“No caso em análise, as ofensas, as incitações ao crime e as ameaças — ainda que algumas delas veladas já que postas em forma de pergunta ou interpretáveis por se tratar de imagem — foram todas elas praticadas contra a autoridade máxima do país, que ocupa o posto em razão de processo eleitoral democrático e escorreito”, diz trecho da decisão de Ney Bello, publicada nesta sexta-feira pelo COB.

Segundo o relator, a liberdade de expressão de atletas “não se confunde com ofensas, ameaças, violência ou inconformidade com as instituições do Estado Democrático de Direito”. “Sugerir, perguntar, incitar o uso de armas e, pior, a detonação no rosto da autoridade máxima do país — por nenhuma razão e sob nenhum critério — se amolda ao comportamento esperado, exigido e aguardado de um campeão olímpico”, escreveu o relator, para justificar a suspensão.

A investigação no Conselho de Ética foi aberta a pedido do próprio COB e da Advocacia-Geral da União. Em uma publicação em uma rede social, o jogador perguntou aos seus seguidores quem atiraria no presidente Lula.

Os advogados da União afirmam que o atleta violou o Código Brasileiro de Justiça Desportiva e o código de ética do COB. Segundo a AGU, houve incitação pública ao ódio ou à violência, uso indevido de expressões discriminatórias e incitação à prática de ato de violência por meio de redes sociais. A AGU também solicitou aplicação das penalidades máximas previstas em ambos os códigos, com multa no valor de R$ 100 mil e banimento do esporte olímpico.

A defesa de Wallace tem cinco dias para se manifestar no processo. O jogador ganhou medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012, e de ouro, no Rio de Janeiro, em 2016. Ele também ganhou três medalhas em mundiais e é considerado um dos jogadores mais importantes do país nas últimas décadas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Galvão Bueno expressa mágoa com saída da Globo após 43 anos
Galvão contou que sua saída estava inicialmente prevista para o final de 2022, após a Copa do Mundo do Catar.
Jornalista Jamerson Birindiba é detido após desrespeitar ordem policial em Salvador
Conforme relatado pelos policiais, que faziam patrulhamento na área, Jamerson ignorou os sinais de sirene e giroflex
Deputado do Pt avalia que rompimento com federação União Progressista facilita execução de políticas públicas
Impacto da decisão dos partidos na articulação governista e críticas à proposta de perdão aos envolvidos em atos antidemocráticos
Derrota de Milei nas eleições de Buenos Aires abala mercados argentinos
Analistas apontam para um período de “turbulência generalizada” nos ativos argentinos.
Carregando..