Câmara dos EUA aprova PL que pode banir TikTok no país

Medida, que agora segue ao Senado, forçaria a empresa chinesa ByteDance a abrir mão do popular aplicativo
Por: Brado Jornal 13.mar.2024 às 13h42
Câmara dos EUA aprova PL que pode banir TikTok no país

A câmara dos deputados dos EUA votou nesta quarta-feira, 13, pela aprovação de um projeto de lei que pode levar à proibição nacional do TikTok, um dos aplicativos de mídia social mais populares do mundo.

O projeto impediria o TikTok ser disponibilizado nas lojas online de aplicativos dos EUA, a menos que a plataforma, utilizada por aproximadamente 170 milhões de americanos, se desvincule de sua empresa matriz chinesa, ByteDance. Ainda não está claro qual será o futuro do projeto no Senado.

Apoiadores do projeto argumentam que o TikTok representa uma ameaça à segurança nacional, já que as leis de inteligência chinesas poderiam obrigar a ByteDance a entregar dados dos usuários americanos.

A medida encontrou resistência de várias frentes políticas: o ex-presidente Donald Trump, que anteriormente apoiava a proibição da plataforma, agora mostra-se hesitante em sua posição, enquanto democratas enfrentam pressão de jovens para os quais o TikTok é a plataforma de mídia social preferida. O TikTok e Pequim reagiram com indignação à votação, com o ministério das Relações Exteriores da China chamando-a de “ato de bullying”.

O TikTok lançou uma campanha de ação, instando seus usuários a contatarem deputados em Washington para se oporem ao projeto, levando a um tsunami de chamadas para vários escritórios do Congresso. O projeto daria à ByteDance cerca de cinco meses para vender o TikTok. Se não for vendido nesse período, seria ilegal para operadoras de lojas de aplicativos, como Apple e Google, disponibilizá-lo para download.

Em um raro momento de bipartidarismo, a medida avançou unanimemente pelo influente Comitê de Energia e Comércio da Câmara, e o presidente Joe Biden indicou que assinaria o projeto se ele chegasse à sua mesa.

Trump, apesar de ter apoiado pedidos para banir o app durante sua presidência, dá sinais de ter recuado dessa posição. Em uma publicação no “Truth Social” na semana passada, Trump expressou oposição à proibição, argumentando que se o TikTok saísse de cena, o Facebook se beneficiaria, enquanto atacava o CEO do Facebook e da Meta, Mark Zuckerberg, como um “Inimigo do Povo”.



Fonte: O Antagonista



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Palmeiras vence Bahia por 2 a 1 e emplaca quinta vitória seguida
Líder do Brasileirão amplia vantagem na tabela, enquanto zagueiro tricolor reclama de arbitragem e acusa roubo na Arena Fonte Nova
Câmara vota PEC bilionária e Marco dos Transportes após janela partidária
Deputados devem analisar propostas que abrem espaço para mais de R$ 10 bilhões em emendas e definem novas regras para setor de transportes
Família de Moraes triplica patrimônio e compra R$ 23,4 milhões em imóveis em cinco anos
Ministro do STF e parentes próximos adquiriram 12 propriedades, incluindo casas de alto padrão em Brasília e São Paulo
Centrão ocupa espaço no PL baiano e compromete bolsonaristas
Deputados do centrão vão para o partido e prejudicam eleição de candidatos aliados do bolsonarismo
Rico Melquiades se filia ao PSDB e anuncia pré-candidatura a deputado federal por Alagoas e promete cirurgia plástica
Com 11,5 milhões de seguidores, o campeão de “A Fazenda 13” promete, caso eleito, liberar cirurgia plástica para a população em geral.
Paquistão propõe cessar-fogo imediato entre EUA e Irã
Primeiro-ministro paquistanês oferece mediação e cobra fim das hostilidades para evitar colapso econômico global
Carregando..