Senado dos EUA aprova pacote fiscal de Trump com voto de desempate

Com alterações feitas pelo Senado, o texto agora retorna à Câmara dos Representantes, equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil, para nova análise
Por: Brado Jornal 02.jul.2025 às 08h22
Senado dos EUA aprova pacote fiscal de Trump com voto de desempate
Foto: Reprodução/X

Na terça-feira (1º.jul.2025), o Senado dos Estados Unidos deu sinal verde ao pacote fiscal proposto pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano), apelidado de “projeto de lei grande e lindo”. A aprovação ocorreu em uma votação extremamente equilibrada, com 50 votos favoráveis e 50 contrários, decidida pelo voto de desempate do vice-presidente e presidente do Senado, JD Vance (Partido Republicano).

Com alterações feitas pelo Senado, o texto agora retorna à Câmara dos Representantes, equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil, para nova análise. As emendas incluídas na versão do Senado exigem essa etapa adicional. A expectativa é que a Câmara vote o projeto na quarta-feira (2.jul), com congressistas trabalhando para cumprir o prazo estipulado por Trump, que deseja a aprovação antes do feriado do Dia da Independência, em 4 de julho. Caso a Câmara aprove a versão do Senado, o pacote seguirá para sanção presidencial.

A aprovação representa um triunfo para Trump, que enfrentava resistências dentro do próprio Partido Republicano. O líder da Maioria no Senado, John Thune (Partido Republicano), teve papel crucial ao persuadir dois senadores republicanos a apoiarem o projeto. O pacote amplia investimentos na área de defesa, impõe restrições mais rígidas ao Medicaid – programa de saúde voltado para famílias de baixa renda – e estabelece tarifas sobre remessas federais e outros setores.

De acordo com o CBO (Escritório de Orçamento do Congresso), agência independente, o projeto deve aumentar o déficit público em US$ 3,3 trilhões. Thune defendeu a medida: “Nós estamos aqui, aprovando uma legislação que estende permanentemente os cortes de impostos para os trabalhadores norte-americanos. Esta lei aumentará o crescimento econômico, mais empregos e oportunidades para os trabalhadores, reconstruirá nossos militares, proteger nossas fronteiras, libertar a energia norte-americana, e cortar o desperdício de agências.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Senado aprova criação do crime de vicaricídio com pena de até 40 anos
Novo tipo penal tipifica homicídio de filhos, parentes ou dependentes com o objetivo de causar sofrimento, punição ou controle sobre a mulher
Ana Campagnolo nega entrevista a Allan dos Santos e é acusada de atrapalhar campanha de Carlos Bolsonaro
Deputada estadual de Santa Catarina recusa abordagem durante evento nos Estados Unidos; jornalista acusa a parlamentar de agir contra o bolsonarismo ao não se submeter a questionamentos.
Dados do IBGE desmentem mito sobre Salvador como maior cidade negra fora da África
Levantamento do Censo revela que a capital baiana ocupa apenas a terceira posição em números absolutos de população preta ou parda no Brasil.
CPAC aprova resolução condenando a prisão de Jair Bolsonaro
Conferência conservadora dos Estados Unidos lê texto que critica ações do Supremo Tribunal Federal brasileiro e do governo Lula
Vereador baiano e parlamentares brasileiros viajam a CPAC nos EUA para defender Bolsonaro
Evento conservador americano se transforma em palco de defesa ao ex-presidente brasileiro, enquanto questionamentos surgem sobre o uso de recursos públicos em deslocamentos de vereadores e deputados
Governo federal obtém apoio de 11 estados para subvenção ao diesel, mas governadores da oposição resistem
Medida busca conter alta dos preços provocada pela guerra no Oriente Médio, com subsídio de R$ 1,20 por litro dividido entre União e estados.
Carregando..