Senado dos EUA aprova pacote fiscal de Trump com voto de desempate

Com alterações feitas pelo Senado, o texto agora retorna à Câmara dos Representantes, equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil, para nova análise
Por: Brado Jornal 02.jul.2025 às 08h22
Senado dos EUA aprova pacote fiscal de Trump com voto de desempate
Foto: Reprodução/X

Na terça-feira (1º.jul.2025), o Senado dos Estados Unidos deu sinal verde ao pacote fiscal proposto pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano), apelidado de “projeto de lei grande e lindo”. A aprovação ocorreu em uma votação extremamente equilibrada, com 50 votos favoráveis e 50 contrários, decidida pelo voto de desempate do vice-presidente e presidente do Senado, JD Vance (Partido Republicano).

Com alterações feitas pelo Senado, o texto agora retorna à Câmara dos Representantes, equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil, para nova análise. As emendas incluídas na versão do Senado exigem essa etapa adicional. A expectativa é que a Câmara vote o projeto na quarta-feira (2.jul), com congressistas trabalhando para cumprir o prazo estipulado por Trump, que deseja a aprovação antes do feriado do Dia da Independência, em 4 de julho. Caso a Câmara aprove a versão do Senado, o pacote seguirá para sanção presidencial.

A aprovação representa um triunfo para Trump, que enfrentava resistências dentro do próprio Partido Republicano. O líder da Maioria no Senado, John Thune (Partido Republicano), teve papel crucial ao persuadir dois senadores republicanos a apoiarem o projeto. O pacote amplia investimentos na área de defesa, impõe restrições mais rígidas ao Medicaid – programa de saúde voltado para famílias de baixa renda – e estabelece tarifas sobre remessas federais e outros setores.

De acordo com o CBO (Escritório de Orçamento do Congresso), agência independente, o projeto deve aumentar o déficit público em US$ 3,3 trilhões. Thune defendeu a medida: “Nós estamos aqui, aprovando uma legislação que estende permanentemente os cortes de impostos para os trabalhadores norte-americanos. Esta lei aumentará o crescimento econômico, mais empregos e oportunidades para os trabalhadores, reconstruirá nossos militares, proteger nossas fronteiras, libertar a energia norte-americana, e cortar o desperdício de agências.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jornalistas são agredidos e expulsos por agentes da Polícia Legislativa na Câmara
Deputado Marcelo Aro relata ter visto seguranças “dando soco” e determina apuração de abusos
Senado pede a Gilmar Mendes que paralise decisão sobre impeachment de ministros do STF até aprovação de lei
O pedido abrange as ADPFs 1.259 e 1.260, cuja liminar concedida por Gilmar Mendes – que restringe a apresentação de denúncias contra integrantes do STF – seria levada a referendo do plenário na próxima sexta-feira (12.dez).
Senador Amin Designado Relator de Medida que Ameniza Punições em Caso de Golpe
Disputa por Apoio Bolsonarista Marca Escolha em Santa Catarina; Texto Avança Após Negociação na Câmara
Câmara aprova redução de penas para réus do 8 de Janeiro e rejeita anistia ampla
O texto, relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), agora segue para o Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que pretende colocar a votação ainda em 2025.
Carregando..