O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do Partido Republicano, declarou no domingo, 6 de julho de 2025, que nações alinhadas às políticas do Brics, consideradas por ele “antiamericanas”, enfrentarão uma sobretaxa de 10% nas exportações para os EUA. A medida, segundo Trump, não terá exceções.
“Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics será cobrado com uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política”, afirmou Trump em um post na rede social Truth Social.
A declaração coincide com a divulgação da declaração final da cúpula do Brics, que criticou a “imposição de medidas coercitivas unilaterais contrárias ao direito internacional” e mencionou “implicações negativas”, sem, no entanto, fazer referência direta à tarifa proposta por Trump. A omissão sugere uma cautela dos países do bloco em evitar menções explícitas ao presidente americano.
Esta não é a primeira vez que Trump direciona críticas ao Brics. Em janeiro e fevereiro de 2025, ele ameaçou impor tarifas de 100% sobre os países do grupo caso avançassem com a criação de uma moeda alternativa ao dólar. Na ocasião, o Brics respondeu sem citar Trump diretamente, condenando o que descreveu como “extremismo”.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...