O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), declarou que qualquer aumento nas tarifas brasileiras sobre produtos norte-americanos resultará em um ajuste proporcional na tarifa de 50% já aplicada às exportações do Brasil. A advertência foi publicada na rede Truth Social nesta quarta-feira (9.jul.2025).
Em uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump destacou que a tarifa de 50% é inferior ao necessário para corrigir “graves injustiças” no comércio entre os dois países. “Se por qualquer razão o senhor decidir aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor escolhido, ele será adicionado aos 50% que cobraremos”, escreveu o líder norte-americano.
Trump também determinou a abertura de uma investigação formal contra o Brasil, com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA de 1974, alegando práticas comerciais desleais e prejuízos às empresas digitais americanas. Esse dispositivo legal permite a imposição de medidas como tarifas adicionais, semelhante ao que foi recentemente aplicado contra a China.
Na correspondência, o presidente dos EUA sinalizou disposição para revisar a tarifa caso o Brasil reduza barreiras comerciais e facilite o acesso ao seu mercado. Ele afirmou que as tarifas “podem ser ajustadas para cima ou para baixo” conforme a evolução das relações bilaterais.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...