Trump impõe tarifas de 50% ao Brasil, citando Bolsonaro e desequilíbrio comercial

A partir de 1º de agosto, todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos enfrentarão uma tarifa de 50%, conforme anunciado pelo presidente Donald Trump
Por: Brado Jornal 10.jul.2025 às 08h05
Trump impõe tarifas de 50% ao Brasil, citando Bolsonaro e desequilíbrio comercial
Brendan Smialowski / AFP

A partir de 1º de agosto, todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos enfrentarão uma tarifa de 50%, conforme anunciado pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano) nesta quarta-feira (9.jul.2025). Em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump justificou a medida com base em questões comerciais e no tratamento dado pelo Brasil ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

No documento, o republicano destacou os seguintes pontos:

Relação comercial desigual: Trump afirmou que os EUA enfrentam, há anos, barreiras tarifárias e não-tarifárias impostas pelo Brasil, tornando a relação comercial “muito injusta” e “longe de recíproca”. Ele também mencionou um deficit comercial “insustentável” com o Brasil, que, segundo ele, ameaça a economia e a segurança nacional dos EUA, embora a balança comercial beneficie mais os norte-americanos.

Tratamento a Bolsonaro: O presidente classificou como “vergonha internacional” o julgamento de Bolsonaro, réu no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado. Para Trump, o processo é uma “caça às bruxas” que deve ser encerrada “imediatamente”.

Censura e liberdade de expressão: Trump acusou o Brasil, em particular o STF, de promover “ordens de censura secretas e ilegais” contra plataformas de redes sociais dos EUA, citando a suspensão do Rumble no Brasil, determinada em fevereiro pelo ministro Alexandre de Moraes. Ele considera isso um ataque aos direitos de liberdade de expressão dos norte-americanos.

Além das tarifas, Trump determinou a abertura de uma investigação contra o Brasil com base na seção 301 do U.S. Trade Act, que visa combater práticas comerciais injustas de outros países. Ele também indicou que as tarifas podem ser ajustadas, para mais ou para menos, dependendo da resposta do Brasil. Empresas norte-americanas que produzem no Brasil e empresas brasileiras que se instalarem nos EUA ficarão isentas das taxas.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eduardo Bolsonaro aponta Moraes como chave para resolver crise tarifária com Trump
Deputado licenciado critica ministro do STF e sugere anistia a Bolsonaro e aliados
Gonet conclui parecer contra Bolsonaro após tarifas de Trump
Procurador-geral mantém condenação em meio a tensões com os EUA
Protesto na Paulista repudia Trump e Bolsonaro
Manifestantes criticam tarifas dos EUA e defendem soberania brasileira
Trump sinaliza descontentamento com Putin e promete declaração sobre Rússia
Tensões crescem com divergências sobre o conflito na Ucrânia
Trump eleva tarifas e pode cortar R$ 110 bilhões das exportações do Brasil, aponta BTG
De acordo com um relatório elaborado pela equipe do economista-chefe Mansueto Almeida, a projeção considera que parte das exportações afetadas poderá ser redirecionada a outros mercados nos próximos trimestres
Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá com possibilidade de revisão
Medida entra em vigor em agosto e reflete tensões comerciais
Carregando..