O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), confirmou nesta quarta-feira (19.nov.2025) que se reunirá com o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani (Partido Democrata), na próxima sexta-feira (22.nov.2025). O encontro na Casa Branca acontecerá pouco mais de um mês antes da posse oficial de Mamdani, prevista para 1º de janeiro de 2026.
A confirmação foi feita pelo próprio Trump em sua rede social, onde se referiu ao democrata como “Prefeito Comunista de Nova York” e revelou que o pedido partiu da equipe do prefeito eleito. A reunião ocorre após meses de troca de críticas públicas entre os dois. Durante a campanha, Mamdani prometeu resistir às políticas de Trump, especialmente em relação à imigração e às ameaças de redução de verbas federais para a cidade. Trump, por outro lado, chegou a dizer que a eleição de Mamdani seria “desastrosa” para Nova York.
Horas depois do anúncio presidencial, Mamdani confirmou o encontro e, em entrevista ao MS NOW, explicou o objetivo: “Preciso deixar claro ao presidente o que significa de fato proteger os nova-iorquinos e como as famílias estão enfrentando o aumento do custo de vida na cidade”.
Nascido em Uganda e filho de pais de origem indiana, Mamdani chegou a Nova York ainda criança. Entre suas principais bandeiras de campanha estiveram o congelamento de aluguéis em imóveis com controle de preço, a gratuidade total dos ônibus municipais e a abertura de cinco supermercados públicos.
Apesar do histórico de confronto – incluindo a frase de Mamdani no discurso da vitória, “para atingir qualquer um de nós, terá que passar por todos nós” –, Trump afirmou estar aberto ao diálogo: “Queremos que as coisas funcionem bem para Nova York”.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...