Trump suspendeu tarifa de 40% sobre produtos agrícolas brasileiros por pressão do custo de vida nos EUA

Imprensa internacional destaca que inflação de alimentos derrubou popularidade do presidente e forçou recuo estratégico
Por: Brado Jornal 21.nov.2025 às 10h35
Trump suspendeu tarifa de 40% sobre produtos agrícolas brasileiros por pressão do custo de vida nos EUA
O presidente Donald Trump — Foto: Brendan Smialowski/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (20) a suspensão imediata da sobretaxa de 40% aplicada a diversos produtos agrícolas brasileiros, como café, carne bovina, cacau, manga, açaí e frutas em geral. A medida tem efeito retroativo a 13 de novembro.

A decisão marca um recuo significativo na guerra comercial iniciada em abril, quando as tarifas foram impostas como resposta ao julgamento e à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

A agência Reuters destacou que “o aumento dos preços dos alimentos é um dos principais fatores por trás da queda nos índices de aprovação de Trump”. A matéria lembrou que a aprovação do presidente americano alcançou “o nível mais baixo desde seu retorno ao poder, segundo uma pesquisa da Reuters/Ipsos”.

A ordem executiva de Trump não faz qualquer referência às sanções pessoais mantidas contra autoridades brasileiras. Continuam em vigor as punições da Lei Global Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e sua esposa, Viviane Moraes, além da revogação de vistos americanos para outros ministros do STF e seus familiares.

O jornal espanhol El País escreveu que Trump iniciou “uma revisão de sua política comercial após perceber, embora não tenha admitido publicamente, que o custo de vida está impactando sua agenda política”. O periódico espanhol relacionou a mudança à vitória do socialista Zohran Mamdani na eleição para prefeito de Nova York, cuja campanha teve o custo de vida como tema central.

Segundo o El País, a Casa Branca estuda há semanas formas de conter a alta de preços, e a suspensão das tarifas agrícolas ocorre justamente na semana do Dia de Ação de Graças, quando as famílias americanas mais sentem o peso dos valores nos supermercados.

O argentino La Nación interpretou o gesto como uma tentativa da Casa Branca de reagir à derrota sofrida nas eleições locais do início de novembro. “Foi também um reconhecimento implícito de que a política tarifária estava pressionando os preços”, afirmou o jornal.

Já o português Público destacou o bom relacionamento pessoal entre os presidentes. A manchete do jornal foi: “Química entre Trump e Lula zera tarifaço sobre centenas de produtos brasileiros”. O texto lembrou que o Brasil não fez nenhuma concessão aos Estados Unidos e que o pano de fundo da decisão é a inflação de alimentos que atinge os consumidores americanos.

Produtos industrializados brasileiros, como máquinas, calçados e outros manufaturados, continuam sujeitos à tarifa de 40% para entrada nos Estados Unidos.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado do PT cobra que Flávio dê transparência sobre recursos para filme do pai
Rui Falcão questiona prestação de contas dos valores negociados com Daniel Vorcaro para o documentário Dark Horse
Marcelo Teixeira questiona atraso em comissão parlamentar sobre o procurador-geral de Teixeira de Freitas
Parlamentar do MBL Bahia destaca diferença de ritmo entre as comissões e cobra realização de oitivas na apuração de supostos abusos de autoridade
Renan Santos afirma que Record não o convidará para entrevistas e debates; candidato cita pesquisa em que aparece com 10%
Em postagem nas redes sociais, o empresário e cofundador do Movimento Brasil Livre (MBL) disse não ter recebido justificativa da emissora e classificou a decisão como “ridícula”, destacando que é a única grande rede a adotar essa postura.
Carregando..