A Casa Branca anunciou que o presidente Donald Trump assinou, em 7 de janeiro de 2026, um memorando presidencial determinando a retirada imediata dos Estados Unidos de 66 organizações internacionais consideradas contrárias aos interesses nacionais.
Dessas, 31 estão vinculadas às Nações Unidas, enquanto as outras 35 são entidades independentes. O comunicado, divulgado no X, não detalhou os nomes específicos das organizações afetadas na nota inicial, mas fontes oficiais posteriores indicaram saídas de fóruns como a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o Fundo de População da ONU (UNFPA) e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat), entre outros.
De acordo com a administração, essas entidades “já não servem aos interesses” dos EUA, avançam agendas globalistas ou operam de forma ineficiente, desperdiçando recursos dos contribuintes americanos.
Essa ação continua uma série de retiradas promovidas por Trump em seu segundo mandato, incluindo saídas anteriores da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Acordo de Paris, do Conselho de Direitos Humanos da ONU e da Unesco.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...