Netanyahu confirma progresso nas negociações para libertar os reféns do Hamas

As negociações com o Hamas incluiriam um cessar-fogo e a libertação de palestinos detidos, entre outras condições, com a mediação do Catar
Por: Brado Jornal 21.nov.2023 às 14h31
Netanyahu confirma progresso nas negociações para libertar os reféns do Hamas

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou nesta terça-feira (21) que há progressos nas negociações com o Hamas para a libertação de reféns israelenses.

“Estamos fazendo progressos, espero que tenhamos boas notícias em breve”, disse Netanyahu a soldados israelenses durante uma visita a uma base militar no norte do país.

As negociações com o Hamas incluiriam um cessar-fogo e a libertação de palestinos detidos, entre outras condições, com a mediação do Catar.

Pouco depois, o gabinete de Netanyahu emitiu um comunicado afirmando que, “à luz dos acontecimentos relacionados com a libertação de nossos reféns”, o gabinete de guerra, o gabinete de segurança e o governo se reunirão sucessivamente na noite desta terça-feira, a partir das 18h (horário local, 16h GMT), 19h e 20h, respectivamente.

Horas antes, o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, disse que as negociações estavam “perto de chegar a um acordo”.

“Os negociadores nunca estiveram tão perto de um acordo”, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Catar. As negociações atingiram a sua “fase final”, disse o porta-voz ministerial Majed Al Ansari.

Segundo fontes do Hamas e da Jihad Islâmica, outro grupo armado palestino, ambos os movimentos aceitaram os termos do acordo.

No ataque de 7 de outubro ao sul de Israel, militantes do Hamas mataram 1.200 pessoas, a maioria civis, e sequestraram cerca de 240 reféns que foram levados para Gaza.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha afirma não participar nestas conversações, mas a sua presidente, Mirjana Spoljaric, reuniu-se na segunda-feira no Catar com Haniyeh para “avançar nas questões humanitárias ligadas ao conflito armado em Israel e Gaza”.

“Nunca estivemos tão perto” de um acordo, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby. “Estamos confiantes. Mas ainda há trabalho a fazer.” Na mesma linha, o presidente Joe Biden se manifestou quando questionado se o acordo estava próximo. “Acho que sim”, disse ele, cruzando os dedos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ônibus bate de frente em poste e provoca lentidão na Avenida Gal Costa
Veículo da linha Sete de Abril-Aeroporto ficou destruído na madrugada; motorista sofreu apenas escoriações leves
Campanha de Lula aciona TSE por posts sobre preços
Equipe do petista denuncia divulgação coordenada de conteúdo idêntico sobre a alta dos preços dos alimentos
Confirmada venda do antigo Centro de Convenções por R$ 138 milhões
Imóvel no Jardim Armação foi arrematado pelo Consórcio Pilar Incorporação em leilão de julho
Valores atrasados do INSS são liberados pela Justiça
Novo lote autorizado pelo CJF beneficia aposentados, pensionistas e segurados com processos de julho
Páginas de apoio ao PT na Bahia usam imagens antigas como se fossem da campanha atual
Registros da comemoração da vitória de Jerônimo Rodrigues em 2022, no Largo do Rio Vermelho, são apresentados como mobilizações recentes no interior do estado
Homem ligado ao BDM morre em troca de tiros com a PM
Dois jovens são resgatados após denúncia de tribunal do crime em São Cristóvão
Carregando..